O marketing jurídico é uma alternativa direcionada para gerar presença, seja online ou offline, construir relacionamentos fortalecidos com os seus clientes e, ao mesmo tempo, desenvolver a imagem da sua marca como autoridade nos assuntos de sua especialidade.
Índice
Toggle- O que é o marketing jurídico?
- A importância do marketing jurídico
- Identificando seu público-alvo no setor jurídico
- Estratégias de marketing jurídico digital
- Como fazer um marketing jurídico de forma eficiente?
- Quais as métricas para acompanhar o sucesso do marketing jurídico?
- Alinhe as suas estratégias de marketing jurídico com um bom software de gestão!
Mas como exatamente os advogados podem utilizar o marketing a seu favor? Neste guia completo, vamos explorar o que é o marketing jurídico, sua importância, além de boas estratégias e como mensurar o sucesso das suas campanhas.
Prepare-se para transformar sua abordagem e atrair mais clientes!
O que é o marketing jurídico?
O marketing jurídico envolve as estratégias e ações voltadas à promoção de serviços jurídicos, além da construção da imagem de advogados e escritórios de advocacia.
Ele abrange diversas táticas, desde o marketing digital até ações de networking, sempre em alinhamento com as diretrizes éticas da profissão.
Dessa maneira, o objetivo principal do marketing jurídico é aumentar a visibilidade de profissionais autônomos e empresas do segmento. E, a partir daí, atrair novos clientes e manter um relacionamento duradouro com eles.
Principais componentes do marketing jurídico
Vale reforçar que o marketing jurídico não se limita apenas à publicidade. Aqui estão alguns dos componentes-chave desse tipo de estratégia:
- Branding: a construção de uma marca sólida e reconhecível é fundamental. Isso envolve a definição de uma identidade visual, como logotipo e paleta de cores, e a criação de um posicionamento claro no mercado.
- Networking: o networking é um ponto-chave do marketing jurídico. Por isso, participar de eventos, palestras e conferências pode ajudar a estabelecer conexões valiosas e a aumentar a sua visibilidade (e a percepção de todos) dentro e fora da internet;
- Marketing digital: um dos pilares do marketing jurídico moderno, pois abrange SEO, marketing de conteúdo, e-mail marketing e presença nas redes sociais;
- Relacionamento com o cliente: ações direcionadas para o seu público-alvo, especificamente, podem gerar indicações e recomendações — que são de grande importância para o crescimento de qualquer escritório de advocacia.
A importância do marketing jurídico
Você sabia que existem mais de 150 mil escritórios de advocacia no Brasil? Só com esse dado, é possível ter uma boa perspectiva do quão grande (e crescente) é a sua concorrência no setor jurídico.
Por isso, o marketing para advogados e escritórios pode ser um diferencial para o desenvolvimento da sua marca. Confira, em detalhes, as principais razões para investir em marketing jurídico:
Construção de reputação
Uma boa estratégia de marketing ajuda a construir a reputação do advogado, mostra sua expertise e também autoridade na área.
Isso pode ser alcançado por meio de:
- Publicações de artigos: escrever artigos ou blogs sobre temas jurídicos relevantes e atuais demonstra conhecimento e engajamento com o setor;
- Participação em eventos: falar em conferências ou participar de painéis aumenta a visibilidade e posiciona o advogado como um especialista em sua área;
- Depoimentos de clientes: recolher e divulgar depoimentos de clientes satisfeitos pode ajudar a construir credibilidade e confiança.
Relacionamento com clientes
O marketing jurídico não se trata apenas de atrair novos clientes, mas de manter um relacionamento próximo com os atuais, garantindo que eles voltem a procurar seus serviços.
Para isso, é importante utilizar ferramentas como newsletters para manter os clientes informados sobre novidades, eventos e serviços e solicitar e ouvir o feedback dos clientes pode proporcionar boas percepções sobre como melhorar os serviços oferecidos.
Aumento da visibilidade
Estar presente nas plataformas em que seus potenciais clientes estão é um conceito elementar para que eles encontrem a sua marca — e para que você seja lembrado.
Para isso, invista em um site bem projetado e otimizado para SEO, além de uma presença ativa nas redes sociais, que permite uma interação direta com o público, além de servir como base estrutural para a construção de uma comunidade em torno da sua marca.
Identificando seu público-alvo no setor jurídico
Definir o público-alvo é um dos passos mais importantes em qualquer estratégia de marketing jurídico.
Isso significa conhecer bem quem são os potenciais clientes e quais são suas necessidades. Dessa maneira, é possível direcionar as ações de marketing com muito mais precisão e alinhamento ao que o seu público-alvo realmente necessita.
Entender a importância da segmentação do público-alvo pode fazer toda a diferença no sucesso das campanhas de marketing jurídico. Assim, é possível criar mensagens mais relevantes e direcionadas, evitar desperdícios e maximizar resultados.
Veja agora algumas dicas para trabalhar esse aspecto com mais qualidade.
Análise demográfica
Considere fatores como idade, por exemplo. Isso porque, diferentes faixas etárias podem ter necessidades e expectativas diferentes em relação aos serviços jurídicos.
Além disso, em alguns casos, a abordagem pode ser ajustada com base no público masculino ou feminino. E o mesmo se aplica à localização. Entender a localização do público pode ajudar a direcionar as campanhas e a adaptar os serviços oferecidos em cada região.
Compreensão das necessidades
Entender quais são os problemas que seu público-alvo enfrenta e como seus serviços podem ajudá-los a resolvê-los ajudam a alinhar as suas soluções a esses fatores, especificamente.
Segmentação por nicho
O setor jurídico é amplo, e muitas vezes é mais efetivo focar em um nicho específico para conseguir atingir o público certo no momento certo. Algo potencialmente estratégico para agregar sua autoridade em assuntos que podem ser pouco explorados.
Alguns exemplos de nichos, são:
- Direito de família: casamentos, divórcios, guarda de filhos…;
- Direito empresarial: consultoria, contratos, litígios, etc.;
- Direito trabalhista: como reivindicações de emprego e disputas de salário, entre outros serviços que podem ser prestados por você ou pela sua empresa.
Estratégias de marketing jurídico digital
Se já deu para entender o que é o marketing jurídico, vale conhecer, também, as principais estratégias para colocar o seu conceito em prática.
Aqui estão algumas abordagens a serem consideradas.
Search Engine Optimization (SEO)
A sigla em inglês para Search Engine Optimization — ou Otimização para Motores de Busca, tem como principal objetivo melhorar a visibilidade de um site nos motores de busca.
O trabalho demanda muito planejamento, disciplina e conhecimento técnico no segmento. Uma forma de colocar em prática, é, por exemplo, usar palavras-chave relevantes para o seu meio.
Isso significa identificar e utilizar palavras-chave que potenciais clientes também usam para buscar serviços jurídicos em sites de busca, como o Google. A partir daí, você produz um conteúdo que responda a essas perguntas e resolva problemas.
Ao longo do tempo, essa estratégia ajuda a atrair mais visitantes e, consequentemente, traz maior conversão.
Marketing de conteúdo
Produzir conteúdo útil e informativo ajuda na consolidação de sua presença na internet — e em autoridade no segmento jurídico de sua especialização.
Isso pode ser feito, por exemplo, com a produção consistente de conteúdos no blog da sua empresa. Assim, ao escrever sobre tópicos interessantes, é possível educar o público e construir sua autoridade no campo.
E além da produção textual, você pode focar em um conteúdo multimídia para despertar e reter o interesse do seu público-alvo.
Alguns exemplos para isso:
- Infográficos: consistem em imagens informativas para apresentar o conteúdo de forma visual e, assim, tornar o conteúdo mais acessível e compartilhável;
- Vídeos explicativos sobre temas jurídicos: podem aumentar o engajamento e a compreensão da sua audiência.
Presença em redes sociais
As redes sociais são plataformas poderosas para interagir com clientes em potencial. Para maximizar a presença, escolha as plataformas certas!
Para isso, considere as dicas:
- Em primeiro lugar, identifique onde seu público-alvo está mais ativo e concentre seus esforços nessas plataformas;
- Depois, compartilhe dicas, notícias e atualizações relevantes para manter o público engajado;
- Lembre-se sempre de responder a perguntas e comentários para construir uma comunidade em torno da sua marca.
Como fazer um marketing jurídico de forma eficiente?
Para que o marketing jurídico seja efetivo, é interessante que os advogados usem plataformas digitais para se conectar com potenciais clientes e construir sua marca.
Separamos as principais dicas para dar os primeiros passos nessa direção!
Criar um site profissional
Um site bem projetado e informativo é a base de qualquer estratégia de marketing. Ele precisa incluir informações sobre os seus serviços, com detalhes claros sobre as suas soluções.
Inclusive, aproveite para torná-lo mais interessante com a inclusão de depoimentos (seções que incluam depoimentos de clientes ajudam a construir confiança) e o já citado blog para melhorar o SEO e fornecer valor ao público.
Utilizar e-mail marketing
Manter contato com clientes e leads por meio de campanhas de e-mail pode ajudar a manter seu nome em mente.
Algumas boas práticas incluem segmentar sua lista de contatos para enviar mensagens personalizadas e relevantes e enviar informações interessantes e que agreguem à pesquisa dos profissionais, como dicas jurídicas e atualizações de leis.
Participar de webinars e eventos
Oferecer webinars ou participar de eventos do setor ajuda a te posicionar como um advogado especialista e a construir conexões estratégicas.
Aqui estão algumas dicas para aproveitar esse momento:
- Aborde tópicos que sejam de interesse do seu público-alvo;
- Use suas redes sociais e e-mail marketing para divulgar sua participação;
- Aproveite os eventos para se conectar com outros profissionais da área.
Quais as métricas para acompanhar o sucesso do marketing jurídico?
Para garantir que suas estratégias de marketing jurídico estão funcionando, é indispensável acompanhar algumas métricas importantes, como taxa de conversão, tráfego do site e engajamento.
Confira cada uma delas a seguir.
Taxa de conversão
Medir a porcentagem de leads que se tornam clientes ajuda a entender a eficácia da sua estratégia. Para isso, defina metas de conversão que sejam tão realistas quanto mensuráveis.
Outro ponto importante: analise o seu funil de vendas. E o que isso significa? Que é necessário compreender onde os seus clientes em potencial estão dentro de suas respectivas jornadas de compras.
Isso é interessante para que você consiga impactá-los a qualquer momento dessa jornada a partir da melhor estratégia.
Por exemplo: um cliente em potencial que já está pronto para contratar um advogado não precisa de um artigo de blog para aprender mais sobre o problema que está vivendo. Nesses casos, sua estratégia de marketing jurídico será direcionada a esse momento para converter o visitante em cliente.
Tráfego do site
Monitorar o tráfego do site pode indicar o sucesso das suas estratégias digitais. Use ferramentas para identificar fontes de tráfego — ou seja, entender quais canais estão gerando mais visitantes — e também para analisar o comportamento do usuário.
Na prática, isso significa observar como os visitantes interagem com o site e quais páginas têm melhor desempenho dentro da sua estratégia.
Engajamento nas redes sociais
As métricas de engajamento nas redes sociais, como curtidas, comentários e compartilhamentos, podem ajudar a entender a eficácia do conteúdo publicado.
Algumas dicas incluem:
- Acompanhe o crescimento de seguidores: um aumento no número de seguidores pode indicar que há mais visibilidade digital da sua marca;
- Analise o conteúdo mais popular: identifique quais tipos de postagens geram mais interação e ajuste sua estratégia de conteúdo conforme necessário.
Alinhe as suas estratégias de marketing jurídico com um bom software de gestão!
Como você viu, o marketing jurídico é uma grande ferramenta para advogados e escritórios de advocacia que desejam se destacar nos seus respectivos setores de atuação.
Com uma combinação de estratégias digitais, networking e foco no relacionamento com clientes, é possível construir uma boa reputação e atrair novos negócios.
E, ao adotar as práticas mencionadas neste guia, você estará melhor preparado para enfrentar os desafios do setor e aproveitar as oportunidades que o marketing pode proporcionar.
Você pode, também, contar com o auxílio de ferramentas focadas na otimização do seu trabalho, como o GOJUR, software jurídico da Business Company, que pode otimizar os principais processos de sua rotina no escritório ou departamento.
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