Marketing jurídico: o guia completo de como fazer

Mulher mexendo em tablet e em notebook e balança da justiça em cima da mesa

O marketing jurídico é uma alternativa direcionada para gerar presença, seja online ou offline, construir relacionamentos fortalecidos com os seus clientes e, ao mesmo tempo, desenvolver a imagem da sua marca como autoridade nos assuntos de sua especialidade.

Mas como exatamente os advogados podem utilizar o marketing a seu favor? Neste guia completo, vamos explorar o que é o marketing jurídico, sua importância, além de boas estratégias e como mensurar o sucesso das suas campanhas. 

Prepare-se para transformar sua abordagem e atrair mais clientes!

O que é o marketing jurídico?

O marketing jurídico envolve as estratégias e ações voltadas à promoção de serviços jurídicos, além da construção da imagem de advogados e escritórios de advocacia

Ele abrange diversas táticas, desde o marketing digital até ações de networking, sempre em alinhamento com as diretrizes éticas da profissão. 

Dessa maneira, o objetivo principal do marketing jurídico é aumentar a visibilidade de profissionais autônomos e empresas do segmento. E, a partir daí, atrair novos clientes e manter um relacionamento duradouro com eles.

Principais componentes do marketing jurídico

Vale reforçar que o marketing jurídico não se limita apenas à publicidade. Aqui estão alguns dos componentes-chave desse tipo de estratégia:

  • Branding: a construção de uma marca sólida e reconhecível é fundamental. Isso envolve a definição de uma identidade visual, como logotipo e paleta de cores, e a criação de um posicionamento claro no mercado.
  • Networking: o networking é um ponto-chave do marketing jurídico. Por isso, participar de eventos, palestras e conferências pode ajudar a estabelecer conexões valiosas e a aumentar a sua visibilidade (e a percepção de todos) dentro e fora da internet;
  • Marketing digital: um dos pilares do marketing jurídico moderno, pois abrange SEO, marketing de conteúdo, e-mail marketing e presença nas redes sociais;
  • Relacionamento com o cliente: ações direcionadas para o seu público-alvo, especificamente, podem gerar indicações e recomendações — que são de grande importância para o crescimento de qualquer escritório de advocacia.

A importância do marketing jurídico

Você sabia que existem mais de 150 mil escritórios de advocacia no Brasil? Só com esse dado, é possível ter uma boa perspectiva do quão grande (e crescente) é a sua concorrência no setor jurídico.

Por isso, o marketing para advogados e escritórios pode ser um diferencial para o desenvolvimento da sua marca. Confira, em detalhes, as principais razões para investir em marketing jurídico:

Construção de reputação

Uma boa estratégia de marketing ajuda a construir a reputação do advogado, mostra sua expertise e também autoridade na área. 

Isso pode ser alcançado por meio de:

  1. Publicações de artigos: escrever artigos ou blogs sobre temas jurídicos relevantes e atuais demonstra conhecimento e engajamento com o setor;
  2. Participação em eventos: falar em conferências ou participar de painéis aumenta a visibilidade e posiciona o advogado como um especialista em sua área;
  3. Depoimentos de clientes: recolher e divulgar depoimentos de clientes satisfeitos pode ajudar a construir credibilidade e confiança.

Relacionamento com clientes

O marketing jurídico não se trata apenas de atrair novos clientes, mas de manter um relacionamento próximo com os atuais, garantindo que eles voltem a procurar seus serviços. 

Para isso, é importante utilizar ferramentas como newsletters para manter os clientes informados sobre novidades, eventos e serviços e solicitar e ouvir o feedback dos clientes pode proporcionar boas percepções sobre como melhorar os serviços oferecidos.

Aumento da visibilidade

Estar presente nas plataformas em que seus potenciais clientes estão é um conceito elementar para que eles encontrem a sua marca — e para que você seja lembrado. 

Para isso, invista em um site bem projetado e otimizado para SEO, além de uma presença ativa nas redes sociais, que permite uma interação direta com o público, além de servir como base estrutural para a construção de uma comunidade em torno da sua marca.

Identificando seu público-alvo no setor jurídico

Definir o público-alvo é um dos passos mais importantes em qualquer estratégia de marketing jurídico. 

Isso significa conhecer bem quem são os potenciais clientes e quais são suas necessidades. Dessa maneira, é possível direcionar as ações de marketing com muito mais precisão e alinhamento ao que o seu público-alvo realmente necessita.

Entender a importância da segmentação do público-alvo pode fazer toda a diferença no sucesso das campanhas de marketing jurídico. Assim, é possível criar mensagens mais relevantes e direcionadas, evitar desperdícios e maximizar resultados.

Veja agora algumas dicas para trabalhar esse aspecto com mais qualidade.

Análise demográfica

Considere fatores como idade, por exemplo. Isso porque, diferentes faixas etárias podem ter necessidades e expectativas diferentes em relação aos serviços jurídicos.

Além disso, em alguns casos, a abordagem pode ser ajustada com base no público masculino ou feminino. E o mesmo se aplica à localização. Entender a localização do público pode ajudar a direcionar as campanhas e a adaptar os serviços oferecidos em cada região.

Compreensão das necessidades

Entender quais são os problemas que seu público-alvo enfrenta e como seus serviços podem ajudá-los a resolvê-los ajudam a alinhar as suas soluções a esses fatores, especificamente. 

Segmentação por nicho

O setor jurídico é amplo, e muitas vezes é mais efetivo focar em um nicho específico para conseguir atingir o público certo no momento certo. Algo potencialmente estratégico para agregar sua autoridade em assuntos que podem ser pouco explorados. 

Alguns exemplos de nichos, são:

  1. Direito de família: casamentos, divórcios, guarda de filhos…;
  2. Direito empresarial: consultoria, contratos, litígios, etc.;
  3. Direito trabalhista: como reivindicações de emprego e disputas de salário, entre outros serviços que podem ser prestados por você ou pela sua empresa.
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Estratégias de marketing jurídico digital

Se já deu para entender o que é o marketing jurídico, vale conhecer, também, as principais estratégias para colocar o seu conceito em prática.

Aqui estão algumas abordagens a serem consideradas.

Search Engine Optimization (SEO)

A sigla em inglês para Search Engine Optimization — ou Otimização para Motores de Busca, tem como principal objetivo melhorar a visibilidade de um site nos motores de busca.

O trabalho demanda muito planejamento, disciplina e conhecimento técnico no segmento. Uma forma de colocar em prática, é, por exemplo, usar palavras-chave relevantes para o seu meio.

Isso significa identificar e utilizar palavras-chave que potenciais clientes também usam para buscar serviços jurídicos em sites de busca, como o Google. A partir daí, você produz um conteúdo que responda a essas perguntas e resolva problemas.

Ao longo do tempo, essa estratégia ajuda a atrair mais visitantes e, consequentemente, traz maior conversão.

Marketing de conteúdo

Produzir conteúdo útil e informativo ajuda na consolidação de sua presença na internet — e em autoridade no segmento jurídico de sua especialização.

Isso pode ser feito, por exemplo, com a produção consistente de conteúdos no blog da sua empresa. Assim, ao escrever sobre tópicos interessantes, é possível educar o público e construir sua autoridade no campo.

E além da produção textual, você pode focar em um conteúdo multimídia para despertar e reter o interesse do seu público-alvo. 

Alguns exemplos para isso:

  • Infográficos: consistem em imagens informativas para apresentar o conteúdo de forma visual e, assim, tornar o conteúdo mais acessível e compartilhável;
  • Vídeos explicativos sobre temas jurídicos: podem aumentar o engajamento e a compreensão da sua audiência.

Presença em redes sociais

As redes sociais são plataformas poderosas para interagir com clientes em potencial. Para maximizar a presença, escolha as plataformas certas

Para isso, considere as dicas:

  1. Em primeiro lugar, identifique onde seu público-alvo está mais ativo e concentre seus esforços nessas plataformas;
  2. Depois, compartilhe dicas, notícias e atualizações relevantes para manter o público engajado;
  3. Lembre-se sempre de responder a perguntas e comentários para construir uma comunidade em torno da sua marca.

Como fazer um marketing jurídico de forma eficiente?

Para que o marketing jurídico seja efetivo, é interessante que os advogados usem plataformas digitais para se conectar com potenciais clientes e construir sua marca. 

Separamos as principais dicas para dar os primeiros passos nessa direção!

Criar um site profissional

Um site bem projetado e informativo é a base de qualquer estratégia de marketing. Ele precisa incluir informações sobre os seus serviços, com detalhes claros sobre as suas soluções.

Inclusive, aproveite para torná-lo mais interessante com a inclusão de depoimentos (seções que incluam depoimentos de clientes ajudam a construir confiança) e o já citado blog para melhorar o SEO e fornecer valor ao público.

Utilizar e-mail marketing

Manter contato com clientes e leads por meio de campanhas de e-mail pode ajudar a manter seu nome em mente. 

Algumas boas práticas incluem segmentar sua lista de contatos para enviar mensagens personalizadas e relevantes e enviar informações interessantes e que agreguem à pesquisa dos profissionais, como dicas jurídicas e atualizações de leis.

Participar de webinars e eventos

Oferecer webinars ou participar de eventos do setor ajuda a te posicionar como um advogado especialista e a construir conexões estratégicas. 

Aqui estão algumas dicas para aproveitar esse momento:

  • Aborde tópicos que sejam de interesse do seu público-alvo;
  • Use suas redes sociais e e-mail marketing para divulgar sua participação;
  • Aproveite os eventos para se conectar com outros profissionais da área.

Quais as métricas para acompanhar o sucesso do marketing jurídico?

Para garantir que suas estratégias de marketing jurídico estão funcionando, é indispensável acompanhar algumas métricas importantes, como taxa de conversão, tráfego do site e engajamento. 

Confira cada uma delas a seguir.

Taxa de conversão

Medir a porcentagem de leads que se tornam clientes ajuda a entender a eficácia da sua estratégia. Para isso, defina metas de conversão que sejam tão realistas quanto mensuráveis.

Outro ponto importante: analise o seu funil de vendas. E o que isso significa? Que é necessário compreender onde os seus clientes em potencial estão dentro de suas respectivas jornadas de compras. 

Isso é interessante para que você consiga impactá-los a qualquer momento dessa jornada a partir da melhor estratégia.

Por exemplo: um cliente em potencial que já está pronto para contratar um advogado não precisa de um artigo de blog para aprender mais sobre o problema que está vivendo. Nesses casos, sua estratégia de marketing jurídico será direcionada a esse momento para converter o visitante em cliente.

Tráfego do site

Monitorar o tráfego do site pode indicar o sucesso das suas estratégias digitais. Use ferramentas para identificar fontes de tráfego — ou seja, entender quais canais estão gerando mais visitantes — e também para analisar o comportamento do usuário.

Na prática, isso significa observar como os visitantes interagem com o site e quais páginas têm melhor desempenho dentro da sua estratégia.

Engajamento nas redes sociais

As métricas de engajamento nas redes sociais, como curtidas, comentários e compartilhamentos, podem ajudar a entender a eficácia do conteúdo publicado.

Algumas dicas incluem:

  • Acompanhe o crescimento de seguidores: um aumento no número de seguidores pode indicar que há mais visibilidade digital da sua marca;
  • Analise o conteúdo mais popular: identifique quais tipos de postagens geram mais interação e ajuste sua estratégia de conteúdo conforme necessário.

Alinhe as suas estratégias de marketing jurídico com um bom software de gestão!

Como você viu, o marketing jurídico é uma grande ferramenta para advogados e escritórios de advocacia que desejam se destacar nos seus respectivos setores de atuação.

Com uma combinação de estratégias digitais, networking e foco no relacionamento com clientes, é possível construir uma boa reputação e atrair novos negócios. 

E, ao adotar as práticas mencionadas neste guia, você estará melhor preparado para enfrentar os desafios do setor e aproveitar as oportunidades que o marketing pode proporcionar.

Você pode, também, contar com o auxílio de ferramentas focadas na otimização do seu trabalho, como o GOJUR, software jurídico da Business Company, que pode otimizar os principais processos de sua rotina no escritório ou departamento.

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