Advocacia digital: ferramentas, estratégias e benefícios

Foto de advogada sorridente que utiliza estratégias de advocacia digital

Muitas das atividades tradicionais do cotidiano do Direito não são mais realizadas da mesma forma. Quem tem mais sucesso, se adaptou à advocacia digital com sucesso a partir das últimas décadas.

Dessa forma, esse conceito traz estratégias e ferramentas que culminam em imensos benefícios para os escritórios de advocacia, sejam eles grandes ou pequenos. Até mesmo advogados autônomos podem tirar boas vantagens disso.

Portanto, desconhecer o conceito e se afastar do que há de mais novo pode significar a perda de competitividade. Mais do que isso, pode fazer com que o seu negócio tenha dificuldades que não precisaria ter. Entenda melhor com essa publicação!

O que é a advocacia digital?

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O mundo, de forma geral, evolui em uma velocidade muito rápida nos dias de hoje. Isso porque a tecnologia traz diversos recursos que, cada vez mais, revolucionam todas as áreas do conhecimento.

No caso da advocacia, não é diferente. Ela também vive uma espécie de nova era, em especial a partir daquilo que pode ser chamado de advocacia digital. Por isso, ficar preso apenas às estratégias de décadas atrás pode ser um desperdício e pode acabar levando o escritório a diversos problemas.

A cultura digital, digamos assim, é a regra hoje em dia. Pense no mais básico, como as pesquisas que fazemos no dia a dia. Para qualquer dúvida ou necessidade, o primeiro recurso a que quase todos recorrem atualmente é em pesquisas na internet.

Isso tudo ainda foi alavancado por acontecimentos recentes em nosso planeta. A Covid-19, por exemplo, obrigou que todos ficassem mais tempo em casa, muitas vezes reclusos, e tendo de procurar se adaptar a viver assim.

Embora isso tenha dado mais combustível à revolução tecnológica, essa já era uma tendência. Os escritórios de advocacia que já vinham se adaptando a isso demonstraram resultados ainda melhores do que os que recém começaram.

Independente do tamanho do escritório, é possível adotar estratégias e ferramentas muito boas. Em geral, elas otimizam a tomada de decisões, fornecem um perfil mais nítido do seu cliente, permitem uma gestão financeira e administrativa melhor, entre outros.

Portanto, se o seu escritório ainda não utiliza recursos como estes, é hora de repensar essa decisão. Atualmente, isso se mostra como um grande diferencial em diversos aspectos da administração do escritório.

Quais são as principais ferramentas dela?

Existem alguns conceitos e ferramentas pertencentes à advocacia digital que podem ajudar nessa revolução tecnológica no seu escritório. Para começar, vamos falar do mais básico, que é a centralização das tarefas e o compartilhamento.

Hoje em dia, existem diversas ferramentas que permitem isso, sendo que muitas nem tem a ver exclusivamente com o Direito. Por exemplo, o Google Drive é uma ferramenta muito utilizada, e que também pode servir aos escritórios.

Além dele, existem outros sites e recursos online que permitem a adoção de novas metodologias de trabalho. Desse modo, é possível integrar as equipes do escritório, fazendo com que tudo se concentre no mesmo local.

O melhor, porém, é a adoção de softwares, como do tipo Customer Relationship Management (CRM). Eles ajudam, por exemplo, a melhorar a estratégia comercial, entendendo mais sobre os clientes.

Assim sendo, há o oferecimento de algumas métricas que permitem a melhor tomada de decisão pensando nos diversos setores. O fluxo de trabalho fica mais limpo, evitando desperdícios e melhorando o custo-benefício.

Os programas para advogados também oferecem outros meios que podem ser utilizados. Como exemplo, é possível automatizar a captura de processos e de publicações, fazendo com que você tenha uma boa economia de tempo.

Além disso, até mesmo questões da área financeira podem ser automatizadas. Isso permite que o advogado possa focar mais nas questões de maior interesse dentro do escritório e que mais estão relacionadas à razão de ser do negócio.

Quanto mais for possível focar no atendimento dos clientes e na resolução dos problemas dos processos, melhor é. Dessa forma, não somente o advogado e o escritório têm mais sucesso, como também o cliente sai mais satisfeito.

Como as ferramentas digitais podem trazer vantagens na advocacia?

As ferramentas da advocacia digital podem trazer inúmeras vantagens aos escritórios que decidem adotá-las. Aliás, oferecem benefícios a departamentos jurídicos como um todo, a autônomos e a todos os profissionais do Direito.

Um exemplo disso é a centralização das informações. A partir do momento em que tudo está digitalizado e acessível em um software, qualquer um que tiver acesso a ele pode ver de onde precisar.

Ou seja, se o advogado precisa acessar um documento e não está no escritório, não terá mais problemas. Com o programa adequado, basta ter acesso à internet e um dispositivo como smartphone, tablet ou notebook para conseguir acessar.

Mas e com relação à segurança? Bom, isso também não é um problema. Os melhores sistemas jurídicos oferecem sistemas de criptografia, que dificultam o roubo de dados. Além disso, para acessá-los, é necessário ter login e senha previamente cadastrados.

A existência de planos também é um diferencial. Afinal, um grande escritório e um advogado autônomo certamente não possuem as mesmas necessidades, não é verdade? Portanto, não faria sentido pagarem o mesmo.

Assim sendo, o advogado autônomo pode ter um plano menos robusto, enquanto o grande escritório opta por um maior. Fazendo isso, todos garantem que vão pagar apenas pelo que realmente utilizam, fazendo valer ainda mais o investimento.

No caso das finanças, é possível entender ainda mais dados como o fluxo de caixa e a rentabilidade. Existem métricas específicas que possibilitam isso, ajudando a determinar o planejamento futuro.

A partir disso, questões como cobrança de honorários, controle de pagamentos e de pendências, entre outros, também se tornam mais fáceis. Para qualquer pendência ou dúvida, basta acessar o sistema e verificar a situação.

Veja algumas estratégias para otimizar a gestão

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Para finalizar, saiba que existem algumas estratégias da advocacia digital que ajudam a otimizar ainda mais a gestão. O ideal, porém, é avaliar o estado do seu escritório e, a partir de um planejamento rigoroso, adotar somente as que mais fizerem sentido.

1. Use um software jurídico

A primeira das nossas dicas é a que coloca em uso boa parte do que discutimos no texto até aqui. A melhor forma de começar a se integrar na advocacia digital hoje em dia é, sem dúvidas, começar a utilizar um software jurídico.

Estes sistemas oferecem uma série de vantagens que não podem ser desperdiçadas. Através do bom uso delas, é possível ter uma competitividade maior frente aos outros escritórios e melhorar a produtividade no seu.

2. Utilize o marketing jurídico

Na era digital, o marketing jurídico também mudou. Atualmente, é mais fácil e mais importante identificar o perfil certo de clientes e saber como chegar até eles. Cada pessoa é diferente, tem necessidades distintas e precisa de soluções distintas.

Ademais, os meios também mudaram. Se antes o boca a boca era importantíssimo, hoje existem outros fatores que ocupam esse lugar. Portanto, é necessário estar bem informado e com as estratégias certas.

3. Defina canais de atuação online

Algo importante no marketing jurídico é a atuação no meio online. É essencial ter um site responsivo, estar nas redes sociais sendo ativo e construir uma autoridade nesse meio para ser visto como referência.

Entendeu o que é a advocacia digital? Então compartilhe com os membros do seu escritório e veja mais publicações em nosso blog!

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