Muitas das atividades tradicionais do cotidiano do Direito não são mais realizadas da mesma forma. Quem tem mais sucesso, se adaptou à advocacia digital com sucesso a partir das últimas décadas.
Dessa forma, esse conceito traz estratégias e ferramentas que culminam em imensos benefícios para os escritórios de advocacia, sejam eles grandes ou pequenos. Até mesmo advogados autônomos podem tirar boas vantagens disso.
Portanto, desconhecer o conceito e se afastar do que há de mais novo pode significar a perda de competitividade. Mais do que isso, pode fazer com que o seu negócio tenha dificuldades que não precisaria ter. Entenda melhor com essa publicação!
O que é a advocacia digital?
O mundo, de forma geral, evolui em uma velocidade muito rápida nos dias de hoje. Isso porque a tecnologia traz diversos recursos que, cada vez mais, revolucionam todas as áreas do conhecimento.
No caso da advocacia, não é diferente. Ela também vive uma espécie de nova era, em especial a partir daquilo que pode ser chamado de advocacia digital. Por isso, ficar preso apenas às estratégias de décadas atrás pode ser um desperdício e pode acabar levando o escritório a diversos problemas.
A cultura digital, digamos assim, é a regra hoje em dia. Pense no mais básico, como as pesquisas que fazemos no dia a dia. Para qualquer dúvida ou necessidade, o primeiro recurso a que quase todos recorrem atualmente é em pesquisas na internet.
Isso tudo ainda foi alavancado por acontecimentos recentes em nosso planeta. A Covid-19, por exemplo, obrigou que todos ficassem mais tempo em casa, muitas vezes reclusos, e tendo de procurar se adaptar a viver assim.
Embora isso tenha dado mais combustível à revolução tecnológica, essa já era uma tendência. Os escritórios de advocacia que já vinham se adaptando a isso demonstraram resultados ainda melhores do que os que recém começaram.
Independente do tamanho do escritório, é possível adotar estratégias e ferramentas muito boas. Em geral, elas otimizam a tomada de decisões, fornecem um perfil mais nítido do seu cliente, permitem uma gestão financeira e administrativa melhor, entre outros.
Portanto, se o seu escritório ainda não utiliza recursos como estes, é hora de repensar essa decisão. Atualmente, isso se mostra como um grande diferencial em diversos aspectos da administração do escritório.
Quais são as principais ferramentas dela?
Existem alguns conceitos e ferramentas pertencentes à advocacia digital que podem ajudar nessa revolução tecnológica no seu escritório. Para começar, vamos falar do mais básico, que é a centralização das tarefas e o compartilhamento.
Hoje em dia, existem diversas ferramentas que permitem isso, sendo que muitas nem tem a ver exclusivamente com o Direito. Por exemplo, o Google Drive é uma ferramenta muito utilizada, e que também pode servir aos escritórios.
Além dele, existem outros sites e recursos online que permitem a adoção de novas metodologias de trabalho. Desse modo, é possível integrar as equipes do escritório, fazendo com que tudo se concentre no mesmo local.
O melhor, porém, é a adoção de softwares, como do tipo Customer Relationship Management (CRM). Eles ajudam, por exemplo, a melhorar a estratégia comercial, entendendo mais sobre os clientes.
Assim sendo, há o oferecimento de algumas métricas que permitem a melhor tomada de decisão pensando nos diversos setores. O fluxo de trabalho fica mais limpo, evitando desperdícios e melhorando o custo-benefício.
Os programas para advogados também oferecem outros meios que podem ser utilizados. Como exemplo, é possível automatizar a captura de processos e de publicações, fazendo com que você tenha uma boa economia de tempo.
Além disso, até mesmo questões da área financeira podem ser automatizadas. Isso permite que o advogado possa focar mais nas questões de maior interesse dentro do escritório e que mais estão relacionadas à razão de ser do negócio.
Quanto mais for possível focar no atendimento dos clientes e na resolução dos problemas dos processos, melhor é. Dessa forma, não somente o advogado e o escritório têm mais sucesso, como também o cliente sai mais satisfeito.
Como as ferramentas digitais podem trazer vantagens na advocacia?
As ferramentas da advocacia digital podem trazer inúmeras vantagens aos escritórios que decidem adotá-las. Aliás, oferecem benefícios a departamentos jurídicos como um todo, a autônomos e a todos os profissionais do Direito.
Um exemplo disso é a centralização das informações. A partir do momento em que tudo está digitalizado e acessível em um software, qualquer um que tiver acesso a ele pode ver de onde precisar.
Ou seja, se o advogado precisa acessar um documento e não está no escritório, não terá mais problemas. Com o programa adequado, basta ter acesso à internet e um dispositivo como smartphone, tablet ou notebook para conseguir acessar.
Mas e com relação à segurança? Bom, isso também não é um problema. Os melhores sistemas jurídicos oferecem sistemas de criptografia, que dificultam o roubo de dados. Além disso, para acessá-los, é necessário ter login e senha previamente cadastrados.
A existência de planos também é um diferencial. Afinal, um grande escritório e um advogado autônomo certamente não possuem as mesmas necessidades, não é verdade? Portanto, não faria sentido pagarem o mesmo.
Assim sendo, o advogado autônomo pode ter um plano menos robusto, enquanto o grande escritório opta por um maior. Fazendo isso, todos garantem que vão pagar apenas pelo que realmente utilizam, fazendo valer ainda mais o investimento.
No caso das finanças, é possível entender ainda mais dados como o fluxo de caixa e a rentabilidade. Existem métricas específicas que possibilitam isso, ajudando a determinar o planejamento futuro.
A partir disso, questões como cobrança de honorários, controle de pagamentos e de pendências, entre outros, também se tornam mais fáceis. Para qualquer pendência ou dúvida, basta acessar o sistema e verificar a situação.
Veja algumas estratégias para otimizar a gestão
Para finalizar, saiba que existem algumas estratégias da advocacia digital que ajudam a otimizar ainda mais a gestão. O ideal, porém, é avaliar o estado do seu escritório e, a partir de um planejamento rigoroso, adotar somente as que mais fizerem sentido.
1. Use um software jurídico
A primeira das nossas dicas é a que coloca em uso boa parte do que discutimos no texto até aqui. A melhor forma de começar a se integrar na advocacia digital hoje em dia é, sem dúvidas, começar a utilizar um software jurídico.
Estes sistemas oferecem uma série de vantagens que não podem ser desperdiçadas. Através do bom uso delas, é possível ter uma competitividade maior frente aos outros escritórios e melhorar a produtividade no seu.
2. Utilize o marketing jurídico
Na era digital, o marketing jurídico também mudou. Atualmente, é mais fácil e mais importante identificar o perfil certo de clientes e saber como chegar até eles. Cada pessoa é diferente, tem necessidades distintas e precisa de soluções distintas.
Ademais, os meios também mudaram. Se antes o boca a boca era importantíssimo, hoje existem outros fatores que ocupam esse lugar. Portanto, é necessário estar bem informado e com as estratégias certas.
3. Defina canais de atuação online
Algo importante no marketing jurídico é a atuação no meio online. É essencial ter um site responsivo, estar nas redes sociais sendo ativo e construir uma autoridade nesse meio para ser visto como referência.
Entendeu o que é a advocacia digital? Então compartilhe com os membros do seu escritório e veja mais publicações em nosso blog!