Advocacia e software andam lado a lado a partir da evolução tecnológica pela qual passa nosso mundo. Assim como em outras áreas, isso traz uma série de benefícios.
Por isso, a tarefa de como automatizar o seu escritório se torna um desafio. Afinal, como fazer isso do jeito certo? Como saber se um sistema para advogados realmente vai facilitar a gestão?
Existem diversos pontos importantes para você saber sobre a automatização do escritório. Se quiser combinar advocacia e software, trazendo uma gestão mais moderna, leia até o final!
O que é a automatização da advocacia com software?
Um software para advogados alinha o escritório ao que há de mais novo na tecnologia. Dessa forma, permite que o seu local de trabalho tenha acesso ao que existe de mais moderno.
De modo geral, quando falamos em advocacia e software, existem alguns benefícios fundamentais. Entre eles, estão em especial a otimização do tempo e da eficácia na execução de tarefas.
Ou seja, o seu negócio passa a agir de uma forma mais eficiente. Sendo assim, possibilita a redução de custos, o foco na prática do Direito em si e a facilidade no contato com os clientes.
Pense que há tarefas que são repetitivas no dia a dia. Além disso, há outras que são passíveis de erro e que também podem ser feitas por um software. Via de regra, todas essas geram uma vantagem ao contarem com a automatização.
Por isso, mesmo no Direito foram criados sistemas para auxiliar nessas tarefas. Dessa maneira, a tecnologia no setor jurídico também é vasta. Há vários programas que auxiliam nas mais variadas funções. Portanto, é sempre uma opção viável para o seu escritório.
Por que advocacia e software combinam?
Ao tratar o seu escritório como um negócio, você vai ver como a gestão é importante. Neste caso, estar alinhado com o que há de mais atual é importante. O que pode facilitar a tarefa de gerir o seu escritório é justamente um programa jurídico.
Então, isto significa que advocacia e software combinam. Essa é a forma de trazer ao Direito as novidades tecnologias. É assim que as tarefas mais básicas podem ser cumpridas de um modo mais eficaz.
Pense, por exemplo, nas áreas financeiras e administrativa. Nas duas um software pode ser de muita serventia. Eles criam relatórios específicos, facilitam a tomada de decisões e ajudam até na cobrança de honorários. Isto sem mencionar as várias outras tarefas que podem cumprir.
Por isso, para falar por que advocacia e software combinam, precisamos lembrar o que esses sistemas oferecem. Em geral, os recursos variam de um para outro, mas há alguns pontos em comum.
Um deles é a facilidade na captura de tribunais e publicações, enquanto outro é o gerenciamento de processos. Ademais, o controle financeiro e a agenda jurídica facilitam a gestão. Outra facilidade é a área para os clientes, que podem ter um acesso próprio.
Vale ressaltar que muitos sistemas destes oferecem planos. Portanto, não é necessário se comprometer com algo que você não sabe se vai gostar.
Na hora de implementar, alguns, como o GOJUR, oferecem até teste grátis. Inclusive, seu escritório pode começar com um plano e ir atualizando ao passo que for crescendo.
Advocacia e software jurídico: como saber se meu escritório está precisando?
Há sintomas comuns que apontam a necessidade de um programa jurídico no seu escritório. Dessa forma, sabendo quais são eles, você pode entender se precisa ou não investir nessas soluções.
Antes de mais nada, saiba que advocacia e software combinam sempre. Portanto, mesmo que seu escritório não sofra desses sintomas, ainda assim um sistema desses pode gerar melhoras importantes.
Dito isso, quais seriam esses sintomas? Bom, um primeiro deles é a perda de tempo em tarefas comuns. No dia a dia do seu escritório, funções repetitivas geram a sobrecarga de trabalho? Os colaboradores precisam gastar mais tempo nisso do que no que realmente importa?
Se você está percebendo que pouco do tempo diário é gasto com tarefas intelectuais, há um problema sério. Isso significa que os colaboradores estão perdendo tempo demais no que não deveriam.
Neste caso, a advocacia e software permitem automatizar o seu escritório e gerar eficiência. Com isso, há uma tendência de ganho de produtividade. Assim, isso ocorre em função da melhora na eficiência e no foco no que é mais importante.
Outra questão é relativa à questão do espaço. Seu escritório precisa de um lugar grande para guardar documentos? Há dificuldade em encontrá-los? Pois bem, os sistemas jurídicos ajudam nisto também.
Como operam no formato de nuvem, permitem guardar facilmente os arquivos. Além disso, é uma ótima forma de facilitar o acesso. Há maior organização e acessibilidade de todas as formas através da tecnologia.
Dicas de como automatizar seu escritório
Até aqui já explicamos como funciona a união entre advocacia e software. A tecnologia fomenta melhorias de gestão nessa área. Benefícios como a economia e o ganho em eficiência são dois dos fatores mais relevantes.
No entanto, como automatizar o escritório? Quais são as melhores formas de implementar esses sistemas? Existem algumas dicas que podem ajudá-lo! Veja:
1. Planeje a implementação do programa jurídico
Primeiramente, o que deve ser feito é o planejamento do que será feito. Em outras palavras, por que o escritório está optando por seguir o caminho da advocacia com software? Quais são as necessidades identificadas?
Após ter isso em mente, tenha um cronograma. É preciso saber quando dar cada passo. Dessa maneira, haverá uma organização maior na hora de definir as tarefas. Isso permite que todos se adaptem com mais facilidade.
2. Treine os funcionários
A partir do momento que a advocacia e software estão sendo implementados, é necessário treinar os seus funcionários. Por certo, eles devem estar habituados a uma forma diferente de trabalhar.
Então, uma vez que o software estiver sendo aplicado, é preciso que sejam orientados. Como as tarefas devem ser feitas de agora em diante? O que não será mais realizado? Quais são as novas prioridades? Como utilizar os recursos do novo sistema?
3. Promova a divisão de tarefas
Dividir tarefas é importante em qualquer setor. Aqui, quando falamos em advocacia e software, isto também vale. Caso ninguém seja o responsável por nenhuma tarefa, é possível que ela jamais seja feita.
Portanto, ainda que tenha a automatização, é preciso que alguém seja o responsável por levar isso adiante. Em vista disso, o mais indicado é que os gestores apontem quem deve ficar a cargo de quais tarefas.
Inclusive, alguns softwares permitem a divisão de tarefas dentro deles mesmo. Isto é, é possível atribuir as atividades já dentro deles. Desse modo não há margem para dúvida.
4. Aposte na comunicação e na integração do escritório
Para que tudo ocorra da melhor forma, a comunicação é a chave. Por isso, advocacia e software não são opostos da integração do ambiente de trabalho.
Pelo contrário, aliás. Automatizar o escritório até facilita. Assim como a gestão é mais eficaz, há espaços em que os colaboradores podem conversar entre si. Além disso, é possível ter um contato mais eficaz também com os clientes.
E o seu escritório, como está? Já utiliza algum tipo de ferramenta tecnológica? Otimize a sua gestão agora mesmo conhecendo o GOJUR software jurídico!