Software Jurídico para Advogados e Escritórios [2024]

Os Softwares Jurídicos Estão Ajudando a Melhorar a Relação Entre Advogado e Cliente?

softwares jurídicos

Os softwares jurídicos podem ajudar a melhorar a relação entre advogado e cliente de inúmeras formas. Essas ferramentas são capazes de produzir um ambiente mais próximo entre as partes, de modo que todos saem mais satisfeitos.

Entre as principais maneiras de atuação, podemos citar algumas em especial. São elas, por exemplo, os fatores da comunicação, da acessibilidade, da organização e da eficiência. Um sistema para advogados atua de modo a compatibilizar todos esses benefícios.

O melhor é que até mesmo o cliente pode usufruir de alguns desses benefícios, como o acesso ao sistema para verificar atualizações no seu caso. Para que você entenda melhor todas as possibilidades desses softwares, listamos alguns abaixo. Acompanhe!

Como funciona a acessibilidade entre advogado e cliente com os softwares?

Um software jurídico pode melhorar a acessibilidade de informações de várias maneiras. Na prática, isso permite uma relação entre advogado e cliente mais eficaz, uma vez que centraliza os dados e os torna mais acessíveis a todas as partes.

softwares jurídicos, Os Softwares Jurídicos Estão Ajudando a Melhorar a Relação Entre Advogado e Cliente?
softwares jurídicos

Um bom exemplo disso é através do acesso remoto. Em geral, o software pode ser acessado remotamente, permitindo que advogados e clientes acessem as informações do caso a partir de qualquer lugar e a qualquer momento. Isso, então, é conveniente e ajuda a manter o cliente informado a respeito do andamento do processo.

Outra forma é pelo armazenamento de informações. Um bom programa pode armazenar todas as informações relevantes sobre o caso de forma centralizada e segura. Isso inclui documentos, correspondências, notas e outras informações. Isso torna mais fácil para os advogados e clientes acessarem as informações quando precisarem.

Além disso, há o compartilhamento de informações. O software pode permitir que os advogados compartilhem informações com seus clientes de forma segura e fácil, direto pelo programa. Assim, essa função é mais uma que aumenta a transparência e ajuda a manter o cliente informado sobre o progresso do caso.

Mais um exemplo é através de notificações automáticas. Dependendo do sistema jurídico, é possível configurá-lo para enviar notificações automáticas aos clientes sempre que houver atualizações relevantes no caso. Ou seja, é mais um modo de mantê-lo informado exatamente quando há atualização.

Portanto, o uso de um software jurídico pode tornar a informação mais acessível, centralizada, segura e fácil de compartilhar. Isso gera uma tendência de aumento da transparência e, por consequência, da satisfação do cliente.

A comunicação com os softwares jurídicos

A comunicação é mais um fator que tem benefício na relação entre advogado e cliente com o uso de software jurídico. Alguns fornecem plataforma de mensagens, outros registro de comunicação e há ainda o compartilhamento de documentos, sempre útil.

A plataforma de mensagens é um meio pelo qual o sistema é capaz de fornecer uma plataforma segura e centralizada para que os advogados e clientes possam se comunicar por mensagem. Isto é algo que tende a ser mais rápido e conveniente do que correspondências por e-mail ou telefone, que são meios mais convencionais.

Além disso, com o registro de comunicação os softwares jurídicos pode manter um registro de todas as comunicações entre o advogado e o cliente. Isso, então, gera uma referência que pode ser revista futuramente para auxiliar na garantia de que nenhuma informação importante seja perdida.

Com o compartilhamento de documentos, o programa pode permitir que os advogados compartilhem documentos relevantes com seus clientes de forma segura e fácil. Essa é uma vantagem da advocacia digital, e que aumenta a comunicação com o cliente..

Note, então, que o uso dos softwares jurídicos pode tornar a comunicação entre advogado e cliente mais clara, rápida, conveniente e segura, o que pode aumentar a confiança e a fidelização.

Auxilia na organização do processo

A organização do processo é igualmente um fator em que tende a haver melhora com a adoção de sistemas para advogados. Eles ajudam na digitalização na advocacia, o que também gera outros benefícios.

Um primeiro fator em que isso acontece é no armazenamento de documentos. O software pode armazenar todos os documentos relevantes ao caso de forma centralizada e segura, tornando mais fácil para os advogados acessarem e organizar as informações.

Além disso, existe a possibilidade de colaboração. Assim, o sistema pode permitir que vários advogados e equipes trabalhem juntos em um caso. Isso significa compartilhar informações e colaborar em tarefas, o que se traduz em aumento da eficiência e da qualidade do trabalho.

O gerenciamento de tarefas também é otimizado. Dessa maneira, isso incide nas tarefas e prazos relacionados ao caso, incluindo lembretes de datas, alertas de tarefas pendentes e outros recursos de gerenciamento de projetos.

O rastreamento de progresso é outro benefício, principalmente com a captura automática de tribunais e publicações. O sistema jurídico pode ajudar a rastrear o progresso do caso, incluindo informações sobre o andamento das audiências, prazos e outros eventos importantes.

Na organização, então, o uso dos softwares jurídicos pode ajudar a tornar o processo mais organizado, eficiente e colaborativo. Na prática, isso tende a trazer um resultado melhor para o cliente, o que garante a sua satisfação.

Melhora a eficiência de atuação

A eficiência de atuação entre advogado e cliente é mais um ponto que vê benefícios. Em geral, todos os fatores elencados até aqui impactam nisso. No entanto, existem ainda outros que podemos mencionar.

Um deles é a automatização de tarefas. O software pode automatizar tarefas repetitivas, como geração de documentos padrão e preenchimento de dados, o que pode economizar tempo e aumentar a precisão.

Aliás, falando em dados, a  própria análise de dados é otimizada. As informações geradas pelo programa ajudam a identificar maneiras de melhorar o processo e o melhor caminho a ser seguido.

Isso, então, permite uma decisão mais compreensível para o cliente. Com acesso seguro às informações relevantes ao caso, ele entende melhor as ações tomadas pelo advogado.

Portanto, o uso dos softwares jurídicos pode aumentar a eficiência na relação entre advogado e cliente, o que pode levar a uma melhor experiência para o cliente e a um processo mais suave e eficiente para o advogado.

Conheça o melhor software jurídico

Escolher softwares jurídicos eficientes significa, em primeiro lugar, estar atento às necessidades do seu escritório de advocacia ou departamento jurídico. Afinal, quem não sabe o que está querendo melhorar, também deve ter dificuldades na adoção das ferramentas ideais.

Uma vez feito isso, é necessário começar a enfim conhecer melhor as funcionalidades dos programas de escritório existentes no mercado. Via de regra, cada um oferece diferentes ferramentas, de modo que é possível pesquisar os que se adequam melhor às necessidades do escritório.

Então, é hora de começar a avaliar o custo-benefício de cada um. Como é a utilização do sistema? É fácil de implementá-lo e de treinar a equipe? Ele realmente cumpre o prometido? O suporte é bom, para caso de dúvidas ou dificuldades?

Avalie questões como essas acima, além de outros fatores. Um bom sistema e que permite escalonamento, por exemplo, é um que possui diferentes planos. Assim sendo, independentemente do tamanho do seu escritório, será possível se adaptar.

Aliás, essa vantagem dos planos permite até mesmo que profissionais autônomos comecem a usufruir das vantagens para melhorar a relação entre advogado e cliente. Dessa forma, ao passo que for crescendo, pode ir mudando para planos mais abrangentes.

Quer conhecer o melhor software jurídico disponível no mercado e com boa variedade de planos? Clique aqui e venha fazer um teste grátis no GOJUR!

Compartilhe este conteúdo
Sair da versão mobile