Software Jurídico para Advogados e Escritórios [2024]

Como advogar na era digital?

Advogar na era digital é um desafio para os profissionais de todas as idades, dos mais iniciantes aos mais experientes. Isso porque a tecnologia traz inovações a todo instante, o que impõe uma necessidade de adaptação constante nos advogados.

Embora isso não seja somente algo visto no Direito, é muito importante estar atento às especificidades da área. Em um mercado tão competitivo quanto o de advogados, é preciso saber como se diferenciar para se destacar.

Em vista disso, nessa publicação separamos alguns conceitos importantes. Você vai descobrir como advogar na era digital, o que significa isso, quais são os desafios e algumas dicas para começar a colocar em prática. Acompanhe o post!

O que significa advogar na era digital?

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Advogar na era digital significa estar atento às tendências da tecnologia e saber utilizá-las também no Direito. Inclusive, isso serve também para assessorias jurídicas, por exemplo, e a todos que trabalham diariamente com a área.

Como todos sabemos bem e vivenciamos em nossas vidas, os recursos tecnológicos evoluem a todo momento. Essas evoluções são muito rápidas, além de constantes, e impactam diretamente todos os setores das nossas vidas.

Afinal, quem não sentiu nenhum impacto da mudança tecnológica em sua vida pessoal nas últimas décadas ou mesmo anos? Lembre-se dos smartphones, de todos os aparelhos que utilizam inteligência artificial, entre outros.

Pois bem, por que não sentir esses impactos também no seu trabalho, para além da vida pessoal? É isso o que basicamente todos os negócios de sucesso têm feito independentemente da área, e na advocacia não é diferente.

Portanto, advogar na era digital significa estar atento aos novos conceitos, às novas estratégias e às novas ferramentas que surgem. Em geral, elas ajudam a gerar mais produtividade e competitividade ao escritório.

O mais comum é que todos esses recursos ajudem a automatizar funções e a possibilitar decisões baseadas em métricas mais robustas. Ou seja, no fim, é ótimo para os escritórios que desejam crescer e se manter competitivos.

Na verdade, aliás, essas inovações servem para todos, e não apenas para os maiores escritórios de advocacia. Até mesmo advogados autônomos, em início de carreira, podem usufruir de benefícios como estes.

Pense, por exemplo, nos softwares jurídicos. Eles são baratos de manter, simples de usar e facilitam muito a gestão das tarefas do dia a dia.

Quais são os desafios para advogar na era digital?

Advogar na era digital impõe alguns desafios para quem deseja se adaptar. O principal é a necessidade de aprender coisas novas e de ter uma mente aberta para o que surge e substitui conceitos que viraram ultrapassados. Mas não é só isso. Veja abaixo:

Necessidade de se atualizar constantemente

Ou seja, não necessariamente as técnicas de gestão que você aprendeu no passado ainda são as melhores. Elas podem ter mudado drasticamente, com outras muito mais recomendadas e que possuem um efeito mais benéfico.

Alguns levantamentos de profissionais no Brasil e no exterior apontam que advogados estão entre os que mais resistem a estas mudanças. Assim sendo, acabam negando a adaptação à era digital.

No entanto, os mesmos levantamentos também apontam que os que se adaptam são os que mais têm sucesso. Isto significa, em outras palavras, que quem resiste acaba se dando mal, preterido por aqueles que se adaptam.

Tenha em mente, por exemplo, que hoje em dia os consumidores preferem produtos e serviços que possam acessar digitalmente. Se o seu escritório não está adaptado a isso, então já estará automaticamente atrás de outros para muitos clientes. A demanda existe.

Melhorar a capacidade de comunicação

Estar aberto a essas alterações constitui em um primeiro grande obstáculo, mas não é só isso. Outro dos grandes desafios é a capacidade de saber se conectar, em especial em um mundo que é cada vez mais digital.

São centenas de milhões de pessoas conectadas à internet no mundo todo. No Brasil, esse número chega a quase 130 milhões. É um número impressionante, não é mesmo? E, como falamos antes, boa parte deles procura produtos e serviços prioritariamente na internet.

Em vista disso, saber se comunicar com esses clientes em potencial é vital. Quem peca nisso, acaba sendo preterido por outros escritórios ou advogados que possuem uma capacidade de comunicação melhor.

Hoje em dia, o marketing jurídico evoluiu e ajuda a cobrir parte dessas lacunas, mas ainda não é tudo. Até mesmo ele impõe alguns desafios. Por exemplo, a necessidade constante de avaliar o Código de Ética da OAB para não o violar, ao mesmo tempo que se comunica de forma clara com os clientes.

Infelizmente, não é raro ver nas redes sociais e em sites profissionais que, buscando se comunicar com os clientes, acabam cometendo condutas antiéticas. Isso pode ser bastante nocivo, e deve ser evitado a todo custo.

Até mesmo no perfil pessoal do advogado é importante se cuidar, uma vez que isso é cada vez mais visado. Portanto, toda cautela é pouca e, de preferência, é recomendado o auxílio de profissionais e assessorias que saibam lidar com esse mundo digital.

Como se destacar na era digital?

Um terceiro desafio importante diz respeito a algo essencial. Afinal, se todos devem estar na internet, como é possível se destacar nesse mundo? Como fazer que os clientes prefiram o seu escritório e não os outros?

Todo mundo sabe a quantidade de advogados que existem no Brasil, que não é pouca. Em meio a tudo isso, ainda surgem muitos novos a cada ano, fazendo com que o mercado não seja tão fácil, sobretudo para os iniciantes.

Por isso, há uma competitividade enorme, que impõe mais esse desafio. Sim, quem não consegue mostrar seu diferencial, tem mais dificuldade de encontrar clientes e de conseguir atuar.

Em vista desses motivos, é necessário investir também na sua diferenciação com relação aos outros profissionais. Não é fácil e requer esforço, mas é o necessário para advogar na era digital tendo sucesso.

Dicas para superar os desafios

Mesmo que os desafios para advogar na era digital não sejam simples de lidar, existem algumas alternativas para começar a resolvê-los. Por isso, comece a perceber quais são as lacunas do seu escritório e de que forma pode começar a melhorar cada uma.

Para ajudar a dar o pontapé inicial, separamos algumas dicas especiais para superar os desafios. A primeira delas é sobre como se comunicar com o público.

Nesse meio, além de agir conforme o Código de Ética da OAB, é cada vez mais necessário dialogar com os clientes em potencial. Se você começar a ser visto como uma autoridade no tema, será respeitado e terá mais clientes.

Portanto, passar informações ao público é um começo importante. Então, comece a divulgar em redes sociais, crie um site para o escritório e, se possível, também um blog, atuando em SEO.

Além disso, saiba que é importante sempre estar estudando novas estratégias de gestão. Como esse é um mercado em constante mudança, ficar atento é algo essencial. Ao mesmo tempo em que você investe na carreira como advogado, invista nesse outro aspecto também.

Por fim, saiba que o uso de softwares jurídicos ajuda muito a lidar com basicamente todas as questões que mencionamos aqui. Essas ferramentas são cruciais nos dias de hoje e fazem a diferença em qualquer escritório.

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