Software Jurídico para Advogados e Escritórios [2024]

Conheça o significado de 8 símbolos da advocacia

A advocacia é uma área repleta de símbolos, cada um com um significado próprio adquirido ao longo da história. Entender mais sobre os elementos que fazem parte do seu dia a dia auxilia os profissionais a compreenderem o porquê da aplicação desses ícones. Quer aprender um pouco mais sobre o assunto? Conheça o significado de 8 símbolos da advocacia neste post!

Conheça o significado de 8 símbolos da advocacia, Conheça o significado de 8 símbolos da advocacia

1 – Balança da justiça

Sem dúvidas, um dos símbolos mais conhecidos na advocacia é a balança, lembrada em diversos ambientes jurídicos. Sua estrutura composta por uma base que equilibra dois pratos é a representação da igualdade. Quando ambas as partes estão alinhadas, significa que a justiça está sendo aplicada com os mesmos pesos e medidas, ou seja, de forma imparcial.

A justiça busca justamente equiparar as partes de um processo de acordo com a lei para tomar as decisões certas. Sua origem não é definida com precisão, mas muitos atribuem a balança à mitologia egípcia, no qual Osíris (deus do julgamento), em conjunto com Maat (deusa da justiça), define o destino de quem morreu a partir da pesagem do seu coração. Assim, para restaurar o equilíbrio cósmico, seria preciso ser justo nas decisões.

2 – Martelo de madeira

A expressão “bater o martelo” representa bem o peso dessa ferramenta na justiça, e principalmente na área jurídica. Ao bater o martelo, o juiz define sua senteça e soluciona um determinado processo.

Em tribunais ou outros locais jurídicos, o martelo está relacionado à ordem e respeito. Muitos atribuem a origem desse símbolo aos cajados usados para chamar a atenção em locais como assembléias séculos atrás. O portador do cajado, assim como o juiz, seria detentor da atenção de todos aqueles ao seu redor.

3 – Têmis e Astrea

Uma “mulher equilibrando a balança da justiça” pode ser a definição mais comum daqueles que veem esse símbolo pela primeira vez, mas poucos sabem o seu real significado. Comumente essa estátua feminina pode ser relacionada à Têmis, entidade grega, ou Astrea, deusa grega.

Têmis (ou Themis) segura uma espada em sua mão direita e uma balança em sua mão esquerda, possuindo os olhos vendados. Sua espada mostra destreza e força em seus julgamentos, enquanto a balança remete à ponderação e sagacidade para a tomada de decisões. Além disso, a venda em seus olhos objetiva expressar a imparcialidade de quem detém o poder do julgamento, sendo um grande símbolo das virtudes desejadas nos profissionais que atuam no ramo jurídico.

Astrea, filha de Têmis segundo a mitologia grega, é considerada a representação da virtude e sabedoria, também portando os mesmos objetos. É possível encontrar variações do símbolo, como por exemplo sem as vendas. Esse tipo de adaptação tem como objetivo mostrar que a justiça enxerga tudo e todos.

4 – Venda

Presente na estátua da justiça (Têmis ou Astrea), a venda simboliza a imparcialidade que deve estar presente na advocacia. Com origem grega, séculos atrás acreditava-se que poetas e sábios cegos poderiam acessar sabedoria e discernimento divino devido à sua cegueira.

5 – Espada

Outro símbolo presente no universo da advocacia, a espada é uma representação antiga de poder, força, destreza e justiça. Portanto, acreditava-se que quem porta esse objeto é capaz de lutar contra a ignorância e a desigualdade, assim como também manter a ordem e a paz. É pela espada que as decisões são executadas, sendo a ferramenta que pode proteger o bem e punir o mal.

6 – Coruja

Não só na advocacia, mas em outras áreas, a coruja é uma ave que simboliza sabedoria, perspicácia e inteligência. Esse significado está relacionado ao grande poder de observação da coruja, que sempre está atenta a tudo ao seu redor.

Desde a Roma antiga, esse animal é relacionado à deusa Minerva, sábia e guerreira. Assim como a coruja, todos os profissionais que atuam à favor da justiça devem ser sábios e buscar tomar as melhores decisões com base em todas as camadas do processo.

7 – Beca

Usada em tribunais e similar à toga, a beca é uma vestimenta usada por advogados e simboliza a tradição de todos os que atuam nessa profissão. Assim, representa a tradição e a responsabilidade dos advogados na luta por justiça.

8 – Livros

É comum encontrar livros em conjunto com outros símbolos da advocacia. Esses objetos simbolizam a bagagem histórica que as leis têm na história da humanidade, uma vez que têm sido registradas em livros para serem seguidas pela sociedade.

Conclusão

Neste post foram mostrado somente alguns dos ícones que compõem a o universo da advocacia. Ao longo da história da humanidade, leis, símbolos, vestes e solenidades foram criados para lembrar a importância de preservar e aplicar a justiça. Aprender mais sobre cada um é uma forma de compreender melhor por que cada objeto tem o seu espaço em ambientes jurídicos.

Compartilhe este conteúdo
Sair da versão mobile