Faça isso e lidere na era digital

Foto de advogado feliz e surpreso com os resultados da era digital

Liderar na era digital é algo que pode fazer a diferença para o seu negócio. Esse ambiente é cada vez mais importante e determinante no sucesso das empresas de todos os setores. Assim sendo, no Direito não é diferente.

Entretanto, é comum que exista uma certa falta de conhecimento sobre esse tema no setor. Embora existam possibilidades de ganhos significativas, elas não são implementadas por esse desconhecimento.

Em virtude disso, preparamos uma publicação especial para que você consiga liderar na era digital. Vamos ensinar em detalhes tudo que você precisa saber. Leia até o final e aprenda!

Saiba o que é a era digital

era digital, Faça isso e lidere na era digital

O mundo está em constante evolução. Nas últimas décadas, principalmente, cada vez mais são mais rápidas as inovações tecnológicas que impactam no nosso dia a dia. Estas inovações têm um potencial muito positivo, quando bem utilizadas.

Essa é uma realidade na nossa vida pessoal e também no trabalho. Dessa forma, a tecnologia tem benefícios que ajudam as empresas a conseguirem gerar um aumento de produtividade, com um bom custo-benefício.

Isto, então, é algo que já tem sido aplicado às mais diversas indústrias e fornecedores de serviços do mercado atual. Em vista disso, com o setor do Direito, em particular com escritórios de advocacia e com assessorias jurídicas, não é diferente.

Cada vez mais esses ambientes têm se adequado ao que a tecnologia oferece de novo, como os softwares para advogados, por exemplo. Estes sistemas visam melhorar a gestão dos principais recursos utilizados na rotina de um escritório.

Mas a era digital não é só isso. Na verdade, essa é só uma forma de exemplificar como é possível se adaptar a ela. Além disso, existem diversos outros fatores que podem fazer o seu negócio ter um aumento em competitividade.

Pense que, nos dias de hoje, cada vez mais as pessoas recorrem à internet para resolverem os seus problemas, sejam eles quais forem. Ou seja, desde procurar um liquidificador novo até encontrar um escritório de advocacia para defender uma causa ou processo.

Em razão disso, são amplas as oportunidades que se oferecem, substituindo alguns elementos do passado. Então, ficar somente com estratégias do passado se mostra um erro que é capaz de gerar perdas ao negócio.

Conheça os benefícios disso

Assim como mencionamos acima, existem várias ferramentas que estão aliadas à era digital e ao Direito inserido nela. Um dos exemplos citados foi o dos sistemas jurídicos, capazes de auxiliar tanto escritórios de advocacia quanto departamentos jurídicos.

No entanto, se pensarmos na era digital como um todo, você vai logo perceber que, na realidade, há muito mais do que isso. A própria forma de entrar em contato com as pessoas mudou, em comparação há anos atrás.

Se antigamente o boca a boca era muito importante, hoje a presença online substituiu isso. Você imagina, por exemplo, que um negócio consiga ter sucesso sem estar na internet? Seja nas redes sociais, com site, blog ou similar, é necessário marcar presença neste ambiente.

Com isso, além dos softwares jurídicos, o marketing jurídico também é essencial e deve se adaptar. Inclusive, ele pode até utilizar dados provenientes dos softwares para entender melhor algumas métricas e otimizar as estratégias do escritório.

Outro fator importante é relacionado às tarefas do dia a dia. De fato, são muitas que são quase que automáticas, realizadas sem ter de pensar muito. Com os programas jurídicos, elas podem ser automatizadas, economizando tempo.

E, embora existam muitos outros benefícios, há outro que é particularmente interessante: o da centralização das informações. Ao invés de ficarem espalhadas e presas ao escritório, elas ficam todas no próprio software.

Em vista disso, basta ter acesso à internet e um dispositivo, como celular, tablet ou computador, para conseguir acessar. Isto é, não é necessário mais estar no escritório para conseguir pegar aquele documento que tanto precisa.

Também não há mais riscos de perdas desses dados, uma vez que há sistemas de backup para recuperá-los se for preciso. Já, quanto a segurança, existe com sistemas criptografados que protegem o escritório.

Entenda as habilidades necessárias na era digital

Por certo, estar na era digital exige uma série de atributos e competências próprias desse ambiente. No entanto, essas habilidades requeridas não são sempre as mesmas de décadas atrás, o que exige, mais uma vez, a capacidade de adaptação do profissional e do seu negócio.

De acordo com profissionais de Recursos Humanos especializados no setor, existem algumas características que são preferíveis com relação a outras. Elas seriam aquelas que conseguem moldar o profissional ideal dentro desse novo paradigma.

Alguns exemplos desses atributos necessários são os seguintes:

  • Capacidade de pensamento crítico;
  • Saber lidar com equipes de trabalho;
  • Ter um bom relacionamento com os clientes;
  • Proatividade;
  • Disposição para estar em constante aprendizado;

É claro que essas características não são necessariamente inatas do ser humano. Ainda assim, é possível treinar para que você ou seus colaboradores consigam desenvolvê-las visando construir um melhor ambiente de trabalho.

Assim como a era digital, a demanda por esses atributos cresceu ainda mais durante a pandemia de covid-19. Lembre-se que, durante boa parte desse período, foi necessário ficar em casa, confinado, com os negócios fechados.

Então, as pessoas se habituaram com maior progressão a pesquisar no meio digital pelo que precisavam. Ou seja, a era digital teve foi potencializada ainda mais e essas características citadas se tornaram mais cruciais do que antes.

A gestão de pessoas é determinante

era digital, Faça isso e lidere na era digital

Outro ponto da era digital é a gestão de pessoas. Nesse caso, serve tanto para os colaboradores do escritório ou departamento quanto para os clientes.

Quem tem dificuldades em lidar com equipes de trabalho, fica para trás. Cada vez mais as ferramentas e metodologias de trabalho evidenciam o quanto é preciso haver um entendimento mútuo.

Já, sobre os clientes, não é muito diferente. O foco deve ser não apenas em entregar o serviço com qualidade, como também em agradá-lo. Um cliente satisfeito é um cliente fidelizado, que voltará a solicitar seu serviço sempre que precisar.

Adote ferramentas tecnológicas para otimizar a gestão

Por fim, saiba que não basta apenas estudar e adquirir conhecimento, como você está fazendo ao ler esta publicação. Além disso, é necessário estudar maneiras de adotar na prática as ferramentas da era digital que melhoram a gestão do escritório ou departamento jurídico.

Neste caso, a advocacia digital oferece algumas possibilidades, como já foi citado aqui. O ideal é que haja previamente um planejamento. Nele, verifique quais são as necessidades do local e como a tecnologia poderia ajudar.

Uma solução que tende a ajudar muito é a dos sistemas jurídicos. Em geral, eles são intuitivos e fáceis de lidar, bastando um pequeno treinamento para que a adaptação seja feita.

Ademais, permitem, no dia a dia, a automatizar tarefas, ganhando tempo para outras funções. Isso permite que o escritório ou departamento foque mais nas questões jurídicas e menos em tarefas repetitivas.

Esses programas são indicados para negócios de todos os tamanhos. Portanto, não importa se você é advogado autônomo ou trabalha em um ambiente enorme. Existem planos que se adaptam a todas as necessidades.

O melhor de tudo é que é possível começar com um teste gratuito, como forma de testar se realmente vai dar certo no local. Você pode fazer isso testando o GOJUR software jurídico, basta clicar aqui e seguir os passos indicados!

Compartilhe este conteúdo

Deixe um comentário

WhatsApp