Hoje em dia, ter sua advocacia no topo da tecnologia significa ter uma ótima vantagem competitiva. Dessa forma, o seu escritório se destaca em relação aos demais e garante uma série de benefícios.
Em geral, a tecnologia permite tornar as tarefas mais eficazes e focar ainda mais no Direito. Isso é possível através da automatização de funções e de uma melhor organização. Programas para advogados são ferramentas que oferecem essas vantagens.
Portanto, manter sua advocacia no topo da tecnologia é essencial. E saber como fazer isso é tão importante quanto. Leia para entender melhor!
Saiba gerir o seu escritório de advocacia
Manter o seu escritório de advocacia no topo da tecnologia requer que você comece entendendo mais sobre a gestão. Isso, por certo, está relacionado a todas as áreas que compõem o escritório.
Dessa forma, uma primeira etapa é entender quais são essas áreas. Por exemplo, a contabilidade, o relacionamento com o cliente, o marketing, entre outros. Tudo isso conta e faz a diferença.
Uma vez que você souber o estágio em que as coisas estão, fica mais fácil. A partir disso, o ideal é criar métricas para avaliar o desempenho de cada setor. Será que estão tendo os padrões de excelência necessários?
Por certo, há uma série de tarefas que podem ser otimizadas. Essas são principalmente as funções repetitivas do dia a dia. E isso ocorre com a adoção de um software jurídico, como vamos falar mais à frente.
Aqui, porém, o mais importante é ter uma ideia do estágio em que o seu escritório está. Após isso, será possível criar projeções realistas, baseadas em cenários. Assim, a gestão irá decidir as metas de curto, médio e longo prazo.
A ideia geral é tornar o seu escritório mais eficaz e adaptado aos novos tempos. Manter sua advocacia no topo da tecnologia ajuda nisso. Quanto mais você puder tornar as tarefas mais tecnológicas, melhor.
Pense, por exemplo, na contabilidade do escritório. Além de ter profissionais qualificados, os programas para advogados são úteis. Eles permitem padronizar emissões, ter um melhor controle do fluxo de caixa, etc.
Saiba quais são os benefícios da tecnologia para advocacia
A advocacia no topo da tecnologia é vantajosa em razão dos benefícios que isso traz. Assim como já mencionamos, ajuda a tornar as tarefas mais eficaz. No entanto, não é só isso que traz de positivo.
Tenha em mente a competitividade do setor. Hoje em dia, quem não contrata um programa para advogados, pode ficar para trás. Afinal, seus concorrentes terão uma maior eficácia nas tarefas diárias.
Isso porque esses sistemas permitem focar no que mais gera valor ao negócio. Ou seja, a própria prática da advocacia. Ao automatizar tarefas, isso se faz possível. É possível focar mais tempo e mais recursos naquilo que de fato importa.
E, falando nisso, não há como não citar a economia em dinheiro. Esses softwares permitem uma série de funções que fazem com que o seu escritório necessite de menos espaço e de menos gastos com outras tarefas.
Assim sendo, na prática, proporciona um custo-benefício elevado. É possível cortar desperdícios e melhorar as tarefas do seu escritório. Além disso, permite inovar e manter a competitividade com relação aos outros escritórios.
Até mesmo a gestão, que mencionamos antes, tem ganhos. Isso porque os programas em geral oferecem métricas. Essas métricas podem ser analisadas. Então, com essa análise, a tomada de decisões é mais eficaz.
Entenda as tendências tecnológicas para o futuro
Nosso mundo é cada vez mais tecnológico, não é verdade? Os avanços são nítidos em todos os setores, inclusive no Direito. Por isso, é cada vez mais essencial manter sua advocacia no topo da tecnologia.
A tecnologia para o setor jurídico também tem evoluído. Dessa forma, o seu escritório precisa estar atento a isso. Quais inovações estão sendo utilizadas? Está tendo algum tipo de preparação para tornar a gestão ainda mais eficaz?
Há uma tendência crescente de fatores como armazenamento em nuvem, assinatura digital, machine learning e inteligência artificial. Mas o que isso significa na prática?
Começando pelo mais simples, a assinatura digital já faz parte do dia a dia de quase todos. Ela está cada vez mais segura e efetiva. Ademais, possui a praticidade de eliminar a necessidade de impressões. Fora isso, é claro, tem validade jurídica e facilita a burocracia.
No caso do armazenamento em nuvem, é ótimo em especial para documentos. Com isso, você pode digitalizar tudo. Assim, pode acessar de onde estiver, basta ter um acesso à internet. E não tem mais aquele problema de perder documentos.
Já, sobre machine learning e inteligência artificial, a questão é na automatização. Eles atuam na tarefa de automatizar funções repetitivas, por exemplo. Agendamentos, dúvidas comuns, geração de relatórios, relação com os clientes, entre outros, podem ser facilitados.
Invista no relacionamento com os clientes
O que seria do escritório se não fossem os clientes, certo? Por isso, manter a advocacia no topo da tecnologia requer saber trabalhar com eles. Quanto mais isso for feito, melhor será para todas as partes, não é mesmo?
Hoje em dia, os principais programas para advogados oferecem ótimas opções para os clientes. Uma delas é a facilidade ao acessar uma área exclusiva para eles.
Então, nessa área, o cliente poderá acessar as informações que forem permitidas. Com isso, por exemplo, ele pode se atualizar sobre o andamento do processo.
Ou seja, não precisa entrar em contato com o advogado diretamente a cada vez que quiser alguma informação. Isto é ótimo para melhorar a comunicação e evitar a necessidade de contato constante. Esse contato constante pode fazer o cliente e o advogado perderem tempo.
E vale ressaltar que esse acesso que o cliente tem também é seguro. Assim como nos outros casos, ocorre com a criptografia de dados. Em outras palavras, não é fácil roubar os dados de tudo que for acessado.
Saiba atuar no meio digital
Ter maturidade digital é fundamental para ter sua advocacia no topo da tecnologia. Em poucas palavras, isso significa ter alguns conhecimentos específicos para se adaptar aos tempos atuais.
É uma série de habilidades também conhecidas como soft skills. Um exemplo é a capacidade de liderança. Embora não seja algo extremamente necessário, é sempre muito bem quisto ao lidar com outras pessoas.
E, neste caso, a tecnologia oferece alguns pontos positivos. Ela traz ferramentas que podem ser utilizadas para potencializar ainda mais esse conjunto de conhecimentos.
Um exemplo disso é o marketing jurídico. Atualmente, aquele à moda antiga, boca a boca, não é mais tão válido. É claro que ele ainda é útil e pode trazer clientes, mas não é só nele que o escritório deve se ater.
Além dele, é necessário conhecer novos conceitos e ferramentas. Assim, atuar no marketing digital, por exemplo, acaba sendo uma necessidade. Ele pode ser muito valioso quando bem utilizado.
Utilize um software jurídico
Um software jurídico é um recurso que ajuda a automatizar o seu escritório. Assim, traz o essencial para manter sua advocacia no topo da tecnologia.
Existem diversas maneiras através das quais você pode utilizar um programa para advogados para aumentar a produtividade. Elas devem se adaptar às necessidades que foram identificadas no seu caso em específico.
Para conhecer um dos melhores sistemas jurídicos, venha para o GOJUR! Clique aqui e saiba tudo que ele oferece!