Montar um escritório de advocacia exige estar atento a algumas questões em especial. Entre elas, estão as exigências legais, o local em que ele irá se localizar, os profissionais que serão contratados e as melhores práticas de gestão.
Observar todos esses fatores contempla elementos que são obrigatórios e outros que, embora não sejam exigidos por lei, são altamente indicados por outras razões. Por exemplo, para se manter competitivo em meio a um mercado tão concorrido. Leia para entender melhor!
Exigências legais para montar um escritório de advocacia
Em primeiro lugar, saiba que existem algumas exigências legais para montar um escritório de advocacia. Assim como qualquer negócio, existem leis que devem ser seguidas. Neste caso, porém, há algumas específicas da profissão.
Isto segue a Lei nº 6.839/1980, que determina que o registro de empresas e de profissionais deve ser feito nas entidades competentes para a sua fiscalização. Portanto, quando falamos na advocacia, é na OAB.
O passo inicial para o registro é verificar que não há outra empresa com o nome do seu escritório. Se houver, não é possível registrar com o mesmo. Então, tenha opções e avalie antes de mais nada.
Em seguida, observe o que diz a Lei nº 8.906/1994. Ela regulamenta sobre o setor de forma geral, inclusive sobre os escritórios.
Além disso, é necessário ir a alguns órgãos em específico. São os listados abaixo:
- Prefeitura: onde você irá buscar o alvará;
- INPI: para o registro de marcas e patentes;
- Receita Federal: criação do CNPJ do escritório de advocacia;
- Corpo de bombeiros: autorização;
- OAB: registro do contrato social;
- Previdência social: cadastro dos responsáveis e da empresa;
- Secretaria da Fazenda do estado: registro do escritório;
Outro ponto importante é com relação aos sócios. É normal que advogados de diferentes áreas do direito abram um negócio junto, cada um atendendo na sua área.
Nestas situações, o procedimento é o mesmo com relação às exigências legais. Porém, em vez do regime CLT, é necessário firmar em contrato questões importantes (como a remuneração, por exemplo).
O local e a estrutura física
Agora, falando sobre a estrutura física do escritório de advocacia, é necessário prestar atenção a alguns detalhes. Isso diz respeito tanto ao local em que você irá abrir o negócio quanto ao que deve conter nele.
Para começar, defina o lugar em que será aberto. Embora a atuação digital seja cada vez mais comum, é indicado ter um espaço físico. Assim, os clientes podem ir até o advogado sem problemas, caso prefiram.
Antigamente, muitos preferiam localizações estratégicas, como próximas a fóruns. Hoje em dia, mesmo que isso ainda seja favorável, não é mais tanto. Graças à tecnologia, é possível fazer cada vez mais coisas de longe.
Por isso, o local preferido deve ser um que seja perto o suficiente dos seus clientes, de preferência. Via de regra, os fóruns e juizados ficam localizados muito longe da maioria da população, em locais de difícil acesso.
Avalie também a concorrência perto de onde você deseja abrir seu escritório. Se tiver vários consolidados que atendem na mesma área do Direito que a sua, isso pode acabar dificultando na obtenção de clientes.
Sobre o tamanho do espaço, ele deve ser o mais adequado ao número de profissionais. Não é indicado ter uma salinha pequena para vários advogados, concorda? Da mesma forma, não há necessidade ter um espaço enorme para poucos.
Além disso, digitalizar processos, como fazem os softwares para advogados, permite um espaço menor. Como tudo fica armazenado no sistema de computação em nuvem, é desnecessário guardar todos os documentos fisicamente.
Profissionais de qualidade
Além de fazer tudo corretamente dentro da legislação vigente e de encontrar um bom local, seu escritório de advocacia precisa também de bons profissionais. E, aqui, não é somente com relação aos advogados que farão parte dele.
Pense que administrar um escritório não é fácil. São muitas as tarefas de gestão, passando por áreas como a financeira, de marketing, entre outras. Em geral, o mais indicado é ter profissionais dedicados a cada uma delas.
Dessa maneira, os advogados podem se concentrar somente naquilo que mais gera valor ao escritório, que é a atuação no Direito. Ademais, profissionais da contabilidade tendem a ter um melhor trabalho nessa área, não é verdade?
Bom, mas e com relação aos advogados, como contratá-los? Independente do caso, é importante ser criterioso ao selecionar. O mais importante é ter qualidade, pois eles levarão adiante a imagem do escritório.
Uma ideia consolidada é a de ter um escritório que contempla diversas áreas do Direito. Seguindo essa linha, algumas empresas preferem tentar cobrir o máximo possível, com a finalidade de manter o cliente sempre ali, fidelizado.
Essa é uma boa alternativa. No entanto, não é uma necessidade. Lembre-se de que o mais importante é ter qualidade no serviço. É isso o que vai fazer a diferença e garantir mais clientes.
Investimento em marketing
O marketing jurídico é algo essencial, ainda mais nos dias de hoje. Quando montar o plano de negócio para o escritório, pense nisso também. Este é um investimento que, sem dúvidas, vale a pena e faz toda a diferença.
O objetivo do marketing é o de trazer clientes. Se o seu negócio está começando agora, provavelmente as pessoas ainda não o conhecem e precisam chegar até ele de alguma forma. Por isso é tão relevante.
Hoje em dia, não basta apenas ter um cartão e se apresentar. Embora o boca a boca continue sendo uma boa estratégia, existem outras que devem ser contempladas também. Isso diz respeito, em especial, ao marketing digital.
Desse modo, é fundamental ter um site e estar presente nas redes sociais, por exemplo. Além disso, conhecer outras estratégias de inserção nesse meio pode ajudar a ganhar a competição com outros escritórios.
Entre outros fatores, é necessário definir seu público-alvo antes de começar a atuar. Também é possível criar um blog, e-mail marketing, entre outras funções.
Assim como no caso da contabilidade e de outras atribuições, o mais indicado é deixar com um profissional que realmente entenda da área. Isso gera um custo-benefício maior a uma área tão relevante.
Ferramentas digitais que otimizam a gestão
Um software licenciado também pode ajudar muito na gestão de um escritório de advocacia. Esses programas são muito recomendados não apenas para escritórios, como também para departamentos jurídicos e advogados autônomos.
Ou seja, não importa o tamanho nem outros fatores particulares do negócio. Dentro do Direito, estes programas se adaptam à realidade de cada um a partir das suas funcionalidades. Em vista disso, são ótimas opções.
O principal é ter a certeza de que o software que o seu escritório escolheu oferece o que há de melhor. Funções como agenda corporativa, captura automática de tribunais e publicações, facilidade na gestão financeira são relevantes.
É bom avaliar também como funciona a segurança contra o roubo de dados. Estes softwares devem ter criptografia, o que protege em caso de invasão do sistema. No mundo atual, é sempre indicado estar atento.
Um método comum dos sistemas jurídicos é através de planos que são pagos periodicamente. Dessa maneira, é possível encontrar um plano que seja econômico, ofereça tudo que seu escritório precisa e tenha o melhor custo-benefício.
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