A tecnologia evolui em todos os setores da sociedade. Dessa maneira, no caso da advocacia, não é diferente. Hoje em dia, ter um bom software para advogados pode fazer toda a diferença na gestão do seu escritório.
O ambiente jurídico tem muitas tarefas do dia a dia que podem ser otimizadas. Isso vai desde a captura de tribunais e processos até a parte contábil. Há uma série de fatores da rotina que melhoram a gestão ao serem automatizados.
Além disso, um software para advogados pode servir para escritórios de todos os tamanhos. Não serve apenas para os maiores. Inclusive, um programa jurídico favorece o crescimento do negócio. Leia e entenda!
O que é um software para advogados?
Um software para advogados serve para otimizar a gestão do escritório de advocacia. Dessa forma, ele cumpre uma série de funções que melhoram a forma pela qual você administra o seu escritório.
Pense, por exemplo, nas tarefas manuais do dia a dia. Entre outras, os documentos em que precisa mexer, a captura de tribunais, o contato com os clientes, a atualização da agenda, etc.
Um software jurídico faz todas essas funções e muito mais. Ou seja, ele simplifica as tarefas do escritório. Com isso, a rotina fica mais fácil. Você pode focar apenas no que é mais importante para a profissão.
Mas como isso funciona? Na verdade, os programas para advogados são sistemas desenvolvidos para essa atividade. Eles podem ser instalados em dispositivos ou acessados pela internet.
Via de regra, um software para advogados é feito para se adaptar às necessidades do escritório. Portanto, não importa muito se o seu é grande ou pequeno. Há opções de planos que se adequam em todos.
Até mesmo advogados autônomos conseguem usar os programas para advogados com benefícios. Há questões que impactam diretamente na economia de tempo e de recursos.
Quais são os benefícios de um software jurídico?
As formas de como utilizar um software jurídico podem trazer benefícios importantes. As vantagens de um software para advogados estão ligadas à forma pela qual eles funcionam.
Desse modo, elas otimizam a gestão e o planejamento do escritório de advocacia. Além disso, oferecem possibilidades de economia. Cada programa oferece vantagens específicas.
Sobre a economia, pense na questão da organização do espaço. Com um software para advogados, todos os documentos são armazenados na nuvem. Com isso, você não precisa de tanto espaço físico para guardar documentos.
Ademais, esse sistema também permite que você acesse os documentos de qualquer lugar. Para isso, basta ter acesso à internet. Assim, facilita a forma de lidar com processos.
Aliás, facilita também porque melhora a organização. Quem nunca teve trabalho de encontrar um documento ou de buscar processos? Um software para advogados faz tudo isso de forma automática.
Outro benefício é com relação ao planejamento. Esses programas costumam gerar relatórios. Com eles em mãos, você tem uma tomada de decisões mais eficaz.
E sobre os clientes? Bom, a maioria dos softwares têm áreas específicas para eles. Dessa maneira, podem acessar o processo sem ter de entrar em contato constantemente com o escritório.
Como implantar um programa para advogados?
Para escolher o software para advogados ideal, são necessárias algumas etapas. Dessa forma, implantar um programa jurídico requer que você cumpra algumas etapas.
Antes de mais nada, é necessário conhecer o seu escritório. Saiba quais são as necessidades, os principais problemas e o que o programa precisa ter. Após isso, crie um planejamento e um cronograma.
Em seguida, é hora de buscar pelos melhores programas jurídicos. Note que o ideal para outro escritório não necessariamente é o ideal para o seu. O perfeito é aquele que responde melhor às suas necessidades.
Dessa forma, faça uma lista de pontos bons e ruins de cada software. Após isso, realize a tomada de decisão conjunta com os outros membros do escritório.
Uma dica interessante é testar o software para advogados escolhido antes de ter uma decisão definitiva. Alguns oferecem a oportunidade de teste grátis, como o GOJUR. Assim, você tem a oportunidade de testar para ter certeza.
O próximo passo é treinar os seus colaboradores e definir responsáveis. Quem será o líder de cada tarefa? Note que isso deve estar de acordo com o planejamento estipulado no início.
Então, ao final, é hora de revisar. Tudo foi feito de acordo com o planejado? Há algo que teve de ser adaptado? Por quê? O software para advogados está de fato ajudando nas necessidades identificadas no início?
Para quem serve um programa jurídico?
Existe uma falsa percepção de que um software para advogados serve apenas para grandes escritórios. Na realidade, não é assim. Esses programas podem ser utilizados por qualquer tipo de escritório.
Assim como já mencionamos, até mesmo advogados autônomos utilizam softwares com êxito. Isso acontece pelas próprias características que esses produtos oferecem.
A tecnologia na advocacia pode ser determinante no sucesso do seu negócio. Ela otimiza as possibilidades e permite o crescimento.
O fato de existirem planos ajuda muito nisso. Um escritório menor, pode optar por planos iniciais. Eles já devem contemplar as necessidades.
Assim que for crescendo, irá precisar de planos mais abrangentes. E isso é benéfico e saudável para todos. Em especial para o advogado, já que investe apenas de acordo com o que precisa.
No caso dos grandes escritórios, não há motivo para começar com planos menores, certo? Então, neste caso, o ideal é já começar com um mais avançado. Se notar que a necessidade é de algum maior ou menor, também é possível migrar.
Além disso, muitos programas oferecem testes grátis, como o GOJUR. Com essa opção, você avalia o sistema e o que precisa dele. Isso facilita a tomada de decisão sobre a escolha do plano.
Um programa jurídico é seguro?
A tecnologia é muito benéfica em todos os setores, inclusive na advocacia. No entanto, há um mal muito temido. É o roubo de dados por hackers, algo que pode acontecer no meio digital.
Porém, um bom software para advogados tem bons meios de lutar contra isso. De forma geral, o principal deles é a partir de sistemas de criptografia. Isso permite que, mesmo se os dados forem roubados, quem os pegou não irá conseguir ler.
Dessa forma, as informações não passam para mãos erradas. E, na prática, é isso que garante a segurança de um bom software para advogados.
É muito importante avaliar se o programa que você está escolhendo oferece algo nesse sentido. Hoje em dia, o número de golpes com roubo de dados é grande. É preciso evitar que aconteça com você ou com seus clientes.
Qual é o melhor software para advogados?
O melhor software para advogados é aquele que responde melhor as necessidades do seu escritório. No entanto, existem alguns critérios que devem ser observados na hora da escolha.
Nesse caso, vamos falar um pouco mais sobre o GOJUR. Esse é um dos sistemas mais avançados e com excelente resposta. Ele oferece tudo que foi descrito ao longo da publicação e muito mais.
Assim, o GOJUR potencializa o gerenciamento de processos, oferece a captura de tribunais e publicações, tem agenda jurídica, possui opções padronizadas de faturamento, dá acesso aos clientes e tem atendimento técnico ilimitado.
Além disso, há diversas opções de planos para que o seu escritório se adapte perfeitamente. Clique aqui e venha fazer o seu teste grátis agora mesmo!