Manter a competitividade no setor jurídico exige que o escritório ou departamento esteja atento às novidades da tecnologia. Neste sentido, o melhor software para advogados é o que cumpre esse papel de forma completa.
Com isso, o escritório ou departamento melhora a competitividade e otimiza os processos de gestão. A tomada de decisões fica mais fácil, ao mesmo tempo em que é possível focar nas atividades que mais geram valor.
Para isso, porém, é necessário entender quais são as necessidades existentes e de que forma o sistema jurídico pode ajudar. Afinal, para que eles servem e como escolher? Qual é o melhor? Leia até o final para saber isso e muito mais!
O que é um software para advogados?
Um software para advogados é um programa que ajuda na gestão de escritórios de advocacia e departamentos jurídicos. Dessa forma, é como se fosse uma ferramenta utilizada para otimizar o trabalho no dia a dia.
Para pensar em termos mais práticos, imagine as tarefas realizadas diariamente em escritórios, por exemplo. Com certeza há uma série de funções que são feitas de forma repetida, manualmente, a cada dia.
Pois bem, um dos pontos mais importantes dos programas para advocacia é que eles permitem automatizar boa parte disso. Ou seja, eles cumprem automaticamente uma boa parte das tarefas, eliminando essas funções dos colaboradores.
Assim sendo, há uma economia importante de tempo, de recursos e até mesmo de espaço. Afinal, é possível armazenar tudo de forma digital e concentrar os esforços nas tarefas que mais geram valor ao negócio.
Com relação ao acesso, também há uma grande simplicidade. Em geral, esses sistemas podem ser instalados em dispositivos (como computador, tablet ou celular) ou acessados via internet. Dessa forma, basta ter uma conexão.
Além disso, outro ponto relevante é com relação à forma como funcionam. A existência de planos permite que o seu escritório pague por aquilo que vai usar. Assim, você não precisa pagar um valor fixo por algum que não será tão utilizado. Ou seja, otimiza o custo benefício.
Para que serve?
Existem diversas opções de programas jurídicos existentes. No entanto, escolher o melhor software para advogados requer que você conheça sobre as funções que eles oferecem. Desse modo, poderá optar por aquele que mais trará benefícios.
Antes de falarmos sobre as funções, porém, tenha em mente a resposta a duas perguntas básicas. Quais são as principais necessidades existentes atualmente? Como um software para advogados pode ajudar?
Como há diferenças entre o que cada um oferece, pensar nisso já vai ajudar na hora da escolha. O melhor software para advogados que você vai encontrar oferece funcionalidades como as seguintes:
- Facilidade no gerenciamento de processos, digitalizados e acessíveis em qualquer lugar.
- Opções de filtros e relatórios para acessar.
- Robôs que fazem a captura automática de publicações nos diários de justiça e de processos nos sites dos tribunais.
- Agenda jurídica corporativa com controle de prazos integrado.
- Benefícios para a gestão financeira, como no fluxo de caixa e rentabilidade.
- Emissão padronizada de honorários advocatícios.
- Área exclusiva de acesso aos clientes, com cadastro e relatórios de apoio.
- Suporte técnico ilimitado.
Essas são apenas algumas das funcionalidades básicas. O GOJUR, por exemplo, oferece muito mais, como você pode ver clicando aqui.
Para quem é indicado?
Existe um mito de que o melhor software jurídico seria indicado apenas para grandes escritórios. No entanto, a verdade não é bem essa. Esses programas são muito versáteis e se adaptam a diversas realidades.
Dessa forma, pense primeiro em um advogado autônomo. Certamente as tarefas não são tantas como as de um grande escritório. Ainda assim, porém, são importantes e devem ser manejadas para o sucesso do advogado.
Nesse caso, uma opção é começar com um plano mais simples do sistema jurídico. Então, ao passo que for tendo mais casos e que for crescendo, basta ir atualizando para um plano mais robusto. Fácil, concorda?
No caso dos grandes escritórios, é praticamente impossível ficar sem. Hoje em dia, ter o apoio de um programa para advogados significa se manter mais competitivo. A tecnologia faz a diferença em todos os setores, inclusive no Direito.
Por fim, mesmo departamentos jurídicos também se beneficiam desses programas. Os pontos positivos que eles trazem à gestão também são benéficos neste caso. Para comprovar, basta analisar as funcionalidades que citamos antes.
Por que usar um software jurídico?
Existem alguns motivos pelos quais um software jurídico é indicado. Entre eles, estão a facilidade na gestão de documentos, a gestão financeira, o gerenciamento de processos, o acesso dos clientes e o custo-benefício.
Então, começando pela gestão de documentos, ela é feita no formato de nuvem. Ou seja, no ambiente digital. Isso significa que não são mais necessários vários armários para deixar os documentos. Em vez disso, basta digitalizar.
Isso permite tanto uma economia de espaço quanto um acesso mais simples. Dessa maneira, o advogado pode analisar os documentos que precisa de qualquer lugar, apenas acessando o sistema.
Além disso, a gestão financeira também tem um ganho importante. Embora por vezes seja deixada um pouco de lado nos escritórios, ela é primordial. Entender sobre o fluxo de caixa e a rentabilidade do escritório faz a diferença no planejamento.
Agora, sobre o gerenciamento de processos, é na linha do que falamos antes. Pense em realizar toda a captura de processos e tribunais manualmente. Demora, certo? Ademais, pode haver falha ou esquecimento.
No entanto, isso não é mais necessário. O melhor software jurídico oferece isso automaticamente. Assim sendo, há uma diminuição na chance de erro humano e um ganho de tempo.
Outro ponto é voltado aos clientes, que por vezes ficam ansiosos para saber sobre seus processos. Eles também têm uma área própria. Nela, podem acessar relatórios e outros recursos.
Por fim sobre os motivos de usar um programa para advogados, pense no custo-benefício. Este é um investimento que proporciona aos advogados a chance de focarem mais no que realmente é a natureza do seu trabalho e menos em gestão. Isso aliado à economia em espaço.
Portanto, é um investimento cujos ganhos superam o valor dispendido. Por isso que essas ferramentas são tendência nos maiores escritórios.
Quais critérios utilizar para escolher o ideal?
Alguns critérios permitem facilitar a escolha do melhor software para advogados. Eles dizem respeito a fatores como as necessidades comuns dos escritórios e a qualidade do serviço oferecido.
Primeiramente, saiba o que seu escritório ou departamento jurídico precisa. Em seguida, pesquise pelos softwares, como o GOJUR.
O passo seguinte é analisar as funcionalidades, como as que mencionamos antes aqui. Elas correspondem às necessidades do escritório?
Então, após isso, avalie como é a segurança do programa. Os melhores têm um sistema de criptografia, o que é importante para lutar contra o roubo de dados.
Por fim entre os critérios, avalie os planos que o software oferece. Eles estão de acordo com o que você necessita?
Conheça o melhor software para advogados
O melhor software para advogados é aquele que traz funcionalidades de alto padrão para otimizar a gestão jurídica do escritório ou do departamento. Ele precisa ser completo e funcionar como promete.
Nesse sentido, o GOJUR é um software jurídico que alimenta processos, calcula prazos, gerencia tarefas e automatiza as principais rotinas. São vários planos especiais, inclusive com um teste grátis para experimentar.
Clique aqui e venha conhecer o GOJUR!