Quanto custa manter um escritório de advocacia?

dois advogados calculando como manter um escritorio de advocacia

Montar e manter um escritório de advocacia envolve considerar uma série de gastos. Por isso, quem quiser investir nisso, deve saber o que deve considerar na hora de montar.

Pensar no espaço físico, no marketing, no software jurídico e nos registros necessários é essencial, por exemplo. Além disso, há outros fatores que impactam no custo.

O que é necessário para montar um escritório de advocacia?

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Antes de mais nada, é necessário entender como montar o seu escritório de advocacia. Para isso, existem alguns elementos básicos que devem ser levados em consideração. São relacionados a espaços físicos e burocracias.

Além disso, é necessário considerar que a maioria das pessoas começa com escritórios menores. Dessa forma, vamos falar mais especificamente sobre os requisitos mínimos para montar o seu.

Portanto, partindo disso, que é o básico necessário, é possível fazer melhorias. Ou seja, quanto maior for o seu orçamento inicial, mais oportunidades de ter um escritório mais elaborado você vai ter.

No entanto, como falamos antes, o mínimo é de algumas estruturas em particular. Elas são o espaço físico para o escritório, os móveis que irão compô-lo e alguns materiais de escritório.

Assim como vamos abordar mais à frente, isso é maleável, em especial a questão do espaço físico. Ainda assim, é necessário ter um local onde o escritório de advocacia esteja localizado oficialmente.

Diante desse cenário, existem opções das mais em conta até as que mais agregam em eficiência ou em estilo. Isso vai de acordo com a preferência de cada um e do que se espera do escritório.

Afinal, não adianta montar um espaço muito caro se você não tem garantias de que poderá manter depois, certo? Caso o orçamento esteja ainda menor, em estágio inicial, opte por algo mais básico.

Nesse caso, a dica é pensar em soluções que permitam o escalonamento do negócio. Ou seja, que tornem possível ir crescendo aos poucos sem ter de mudar tudo a cada vez que houver uma demanda maior de clientes.

Onde o escritório pode funcionar?

Em linha do que vínhamos falando acima, manter um escritório de advocacia está ligado também ao espaço em que ele funciona. E, nesse caso em particular, existem diversas opções, especialmente nos dias atuais.

A primeira delas, e mais indicada, é ter um escritório físico. Essa é a opção que mais demanda recursos, uma vez que tudo terá de ser comprado, e há custos básicos como de aluguel. Por isso, avalie com cautela.

Porém, saiba que essa alternativa é a que mais dá uma noção de seriedade. Além disso, também permite se reunir com os clientes. Vale salientar também que é uma opção que tende a aumentar a produtividade quando em comparação a trabalhar de casa, por exemplo.

O segundo modelo é similar ao anterior, mas em uma opção mais econômica. Saiba que é possível dividir um espaço com outros advogados que estão começando ou com profissionais mais experientes que possam dar dicas.

Essa pode ser uma ótima ideia. Com ela, é possível dividir os custos mensais. No entanto, é necessário saber respeitar o espaço do outro. Leve em conta também a divisão dos espaços e como isso pode afetar na sua agenda e na reunião com clientes.

Por fim, uma terceira opção é trabalhar de casa. Sim, existem muitos advogados que começam dessa forma e têm sucesso. A modalidade advogado home office se popularizou em especial durante a pandemia.

Contudo, pense nesse modelo mais como um início do que como algo permanente. Se for adotar essa prática, crie um plano para poder ir para um escritório físico, se possível.

Quais são os registros necessários?

Ao abrir e manter um escritório de advocacia, você deve levar em consideração também alguns custos com registros, estudos e fatores similares. Ainda que nem todos sejam necessários, eles agregam valor ao seu trabalho e ao seu conhecimento.

Para começar, é necessário fazer um registro na OAB. Isso é uma requisição para conseguir o CNPJ do escritório de advocacia.

Só que não basta apenas o registro da OAB. Então, após ter ele em mãos, será preciso também conseguir um alvará na prefeitura e se registrar na Receita Federal.

Em geral, é isso que é preciso para registrar o escritório. Via de regra, não é algo tão problemático e você deve conseguir facilmente.

O que é opcional é participar de cursos, congressos e eventos no Direito. Embora não sejam obrigatórios, eles demonstram a sua vontade de sempre melhorar. Isso é importante para torná-lo um advogado melhor e para lidar com os clientes.

Quais ferramentas podem ajudar na gestão do escritório?

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Existem algumas ferramentas que podem ajudar a gerir melhor o escritório. Isso vale tanto para os menores e que estão iniciando quanto para os mais experientes e que estão há mais tempo no mercado.

Entre as mais físicas, tenha em mente o mundo atual. Por isso, é preciso ter algo como um computador, acesso à internet, impressora e scanner para documentos, telefone, etc. Além disso, é claro, ter acessórios básicos para escritório, como grampeador, papel, caneta, entre outros.

Outro fator é relacionado à tecnologia. Aqui, falamos sobre advocacia e software. Hoje em dia, os programas para advogados permitem uma grande melhora na gestão. Eles ajudam em diversos fatores, em especial nos que podem ser automatizados.

Dessa forma, um sistema jurídico permite o aumento da produtividade. E isso vale para escritórios de todos os tamanhos. Saiba que, hoje, esses sistemas têm planos que se adaptam à realidade dos menores aos maiores negócios.

Na prática, eles devem ser vistos como algo que aumenta a eficácia e melhora o custo-benefício de manter um escritório de advocacia. Com um pequeno valor mensal, você dispensa a necessidade de diversas tarefas.

Por exemplo, o sistema em nuvem permite que documentos sejam acessados de qualquer local. Além disso, a captura de tribunais e publicações é outra facilidade, bem como a agenda jurídica. Os melhores também oferecem opções para gestão financeira.

Quais são os gastos mensais?

Em vista dos elementos que mencionamos, perceba que há gastos mensais que podem ser facilmente calculados. No entanto, eles variam de acordo com o tamanho e as características de cada escritório.

De forma geral, por exemplo, a escolha por um dos três modelos operacionais que apresentamos antes impacta nos custos de manutenção do escritório de advocacia.

Assim sendo, ter o seu próprio espaço tem um custo maior. Enquanto isso, trabalhar de casa é o mais em conta. A opção compartilhada fica como meio termo.

Ter sócios diminui o valor do investimento e da manutenção. Por outro lado, investir sozinho tem um peso maior sobre uma pessoa apenas.

Com relação aos custos fixos, leve em consideração alguns fatores. É necessário investir em contas básicas (aluguel, água, luz, internet, telefone, etc), em assistente, no software jurídico, em marketing, entre outros.

Qual é o custo para montar e manter o escritório?

Note que, de acordo com o tamanho do escritório e com o local, montar e manter um escritório de advocacia pode variar muito. Um em São Paulo certamente não terá o mesmo custo que em áreas menos valorizadas, por exemplo.

Portanto, o mais indicado é ter orçamentos que considere cada um desses gastos e o seu planejamento e região. Somente dessa forma você terá um cálculo preciso de quanto necessita. Em geral, somente para montar, as projeções variam desde R$ 5 mil até R$ 35 mil.

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