Software Jurídico para Advogados e Escritórios [2024]

Saiba as mais novas tendências para advocacia em 2023! Veja

Todos os setores se renovam ano após ano. No caso do Direito, não é diferente. As tendências para advocacia e para departamentos jurídicos em 2023 consolidam alguns dos elementos que já temos visto nos últimos anos e trazem novidades.

Algumas das consolidações são em áreas como da segurança de dados, da forma de realizar marketing no ambiente digital e na advocacia 5.0. Todos eles trazem desafios que, se superados, vão se traduzir em vantagens para o escritório.

Por conta desses fatores, é essencial saber o que cada um representa e como se adaptar. Acompanhe e entenda em detalhes!

Segurança de dados e LGPD

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A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) surgiu nos últimos anos tendo, como base, a legislação europeia. No Brasil, ela foi adotada a partir do ano de 2019 e deve ser observada por todos aqueles que atuam na internet, inclusive pelos escritórios de advocacia.

Isso está diretamente ligado à segurança de dados dos usuários que acessam o seu site, por exemplo. Ele alterou o Marco Civil da Internet, instituído em 2014, em seus artigos 7º e 16º.

Neste sentido, a LGPD criou alguns conceitos jurídicos que se pautam em alguns princípios importantes. Entre eles, estão a liberdade de expressão, o direito à privacidade no ambiente digital, a inviolabilidade da intimidade, a defesa do consumidor, entre outros.

Direito Digital

Na linha da seção anterior, entre as tendências para a advocacia no futuro próximo está o crescimento da área de Direito Digital. Ela lida com questões que envolvem tanto a área do Direito quanto a da Ciência da Computação.

Dessa forma, liga-se, em outras palavras, a normas, aplicações e relações jurídicas que estão relacionadas ao mundo digital. Lembre-se de que, cada vez mais, as pessoas mantêm uma relação mais intensa em meios de comunicação online.

Em virtude disso, há a necessidade da garantia da validade jurídica de muitas dessas atividades digitais. Entre elas, está a das informações prestadas, das transações financeiras e dos certificados digitais, por exemplo.

Além disso, crimes nesse ambiente também tem crescido na mesma proporção em que a internet se amplia. Alguns deles são racismo, injúria, crimes de danos à honra da pessoa, etc.

Digitalização na advocacia

A digitalização é uma das novas tendências para advocacia há um bom tempo. Por isso, se o seu escritório ainda não adotou essa prática, é bom fazer antes que seja tarde.

A digitalização na advocacia oferece alguns benefícios importantes. Através dela, é possível não somente otimizar o tempo e os recursos do escritório, como também ter resultados melhores ao longo do tempo.

Pense que, ao digitalizar documentos, você precisa de menos espaço para guardar impressões físicas. Além disso, existem programas jurídicos que permitem acessar estes documentos de qualquer lugar, exigindo apenas um acesso à internet através de smartphone, tablet ou computador.

Essa é uma forma eficiente e inteligente de modernizar o escritório ou departamento jurídico. Hoje em dia, quem não faz isso tende a ficar atrás da concorrência. E é algo que pode ser feito desde escritórios menores até os gigantes.

A Advocacia 5.0

Em linhas gerais, a indústria 5.0 é um conceito que se aplica a muito mais setores, e não somente à advocacia. Portanto, é uma tendência maior e que tem suas implicações para quem trabalha com o Direito.

A indústria 5.0, de forma geral, visa trazer um desenvolvimento tecnológico aliado ao desenvolvimento das capacidades humanas. Assim sendo, tem por finalidade otimizar a tomada de decisões mesmo de atividades mais complexas, aumentando a eficiência.

Na prática, isso produz algumas vantagens muito bem-vindas. Entre elas, estão a sustentabilidade, uma redução de custos com atividades do dia a dia e a personalização das atividades, focando no que cada pessoa realmente precisa.

Para atuar na advocacia 5.0, muitos ainda têm dúvidas e interpretações erradas. Não se trata de trocar o papel do advogado pelo da inteligência artificial. E nem por descartar completamente as máquinas.

Pelo contrário, é algo que necessita que haja uma utilização moderada de ambos. Na advocacia 5.0, os softwares devem ser vistos como auxiliares para gerar processos mais eficientes dentro do escritório. Isso é possível em análises de dados e métricas, na organização de informações, em algoritmos que permitem ajudar na argumentação, e assim por diante.

Marketing jurídico

O marketing jurídico precisa ser reavaliado constantemente. Sendo assim, ao analisar as tendências para advocacia em 2023, seu escritório deve saber adaptar as reais necessidades que o futuro impõe.

No mundo em que vivemos, ainda mais com a grande quantidade de profissionais, não basta apenas fazer bem o trabalho como advogado. É preciso, como complemento, saber vender o seu trabalho ao público, a fim de conquistar clientes.

Para isso, há algumas etapas que podem ser seguidas. Veja:

  • Defina qual é o público-alvo;
  • Procure alternativas tradicionais de marketing jurídico, como eventos sociais e congressos;
  • Busque atuar em redes sociais, expandindo o conhecimento sobre o escritório;
  • Tenha um site para o seu negócio;
  • Faça um planejamento sobre publicações, artes, frequência de postagem, criação de blog, entre outros;
  • Estude sobre SEO;
  • Defina o orçamento;
  • Diversifique as estratégias;
  • Realize a análise de métricas para reavaliar constantemente como anda o seu marketing jurídico.

Com base nesses pontos, a tendência é que haja uma captação mais eficaz de clientes para o escritório. A partir disso, é necessário ter um atendimento de qualidade, de modo que esses clientes decidam por fechar com você e sigam fidelizados mais à frente quando precisarem de novos serviços jurídicos.

Escritórios remotos

Se falarmos em trabalho durante a pandemia, o que vem à sua cabeça? Provavelmente a resposta será relacionada ao trabalho home office, inclusive com advogados.

Pois saiba que essa realmente segue como uma das tendências para advocacia em 2023. Na verdade, já havia iniciado antes da pandemia de Covid-19, mas se intensificou nela em função das necessidades de permanecer em isolamento em muitos locais.

Diante disso, é claro, é preciso saber como se adaptar sem se prejudicar. Para isso, alguns fatores que já citamos ajudam muito, como é o caso do início da digitalização do escritório e do uso de elementos do conceito de advocacia 5.0.

Perceba, também, que o marketing digital é fundamental para quem atua dessa forma. Uma vez que não há tanto uma sede física para os clientes, o investimento no ambiente online se torna ainda mais essencial.

O indicado é ter elementos básicos, como um computador com acesso à internet para atender os clientes online e para trabalhar. Além disso, um programa jurídico pode ajudar oferecendo meios necessários para a realização de atividades.

Uso de ferramentas tecnológicas

Por fim, saiba que, hoje em dia, é muito difícil se manter forte sem pensar nas tendências para advocacia com ferramentas tecnológicas. Aplicativos e softwares existem em grande número, e é necessário saber o ideal para o seu negócio.

Por isso, antes de mais nada avalie quais são as necessidades e os gargalos. Quais tarefas estão gerando desperdício ou podem ser otimizadas? O software jurídico deve oferecer estas soluções para, de fato, resolver as necessidades existentes.

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