A advocacia do futuro irá exigir algumas capacidades especiais dos advogados. Por isso, desde já é necessário saber quais são as tendências e quais são as habilidades necessárias para conseguir, de fato, alcançar este padrão.
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TogglePara os mais experientes, algumas das antigas regras seguem válidas, como a de buscar sempre o melhor trabalho e ter uma conduta ética. No entanto, a necessidade de se adaptar é existente. Para os mais novos, isso já deve ser aprendido desde cedo.
Entre as principais tendências, podemos citar em particular o papel que a tecnologia tem de transformar todas as áreas, inclusive a do Direito. Esse é o principal eixo transformador. Para saber mais, continue lendo!
Entendimento sobre Direito Digital
Uma das primeiras tendências da advocacia do futuro é relacionada ao chamado Direito Digital. Ele ainda é novo, mas tem crescido cada vez mais. Ao mesmo tempo, também se torna cada vez mais importante, sobretudo com a criação de novos marcos legais.
Estes marcos são existentes tanto no exterior quanto no Brasil. Lá fora, é algo que se vê em especial em países como os da Europa e os da América do Norte. Parte dessas legislações tem sido incorporada e adaptada ao cenário brasileiro.
Um exemplo clássico e dos mais atuais é sobre a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Assim como sugere o nome, ela visa garantir privacidade e liberdade às pessoas que estejam no meio digital. É por causa dessa lei, por exemplo, que você vê avisos para aceitar ou rejeitar alguns cookies cada vez que entra em sites.
No entanto, engana-se quem pensa que a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais é a única relevante nessa área. Além dela, existem outras. Dois bons exemplos são o Marco Civil da Internet e a Lei Nº 12.737/2012, que ficou conhecida como Lei Carolina Dieckmann.
Foco nos clientes e na equipe de trabalho
A advocacia do futuro deve permitir que os advogados se concentrem ainda mais nos seus casos e processos. Isso possibilita, mas também exige, que o foco seja cada vez mais nos clientes, de modo ainda mais humanizado.
Fazer isso gera uma fidelização do cliente através do recebimento e do acolhimento. Ele entende o carinho e se sente privilegiado, fazendo com que tenda a voltar mais vezes ao seu escritório, sempre que tiver a necessidade.
Além disso, o relacionamento com a própria equipe de trabalho deve se beneficiar de valores como esses. Sendo assim, é uma prática que pode melhorar a confiança entre todos os colaboradores do escritório, tornando um ambiente mais agradável.
Isso é permitido tanto pela mudança de mentalidade quanto por fatores tecnológicos. Hoje em dia, os softwares de escritório permitem e potencializam isso. Eles automatizam uma série de funções de rotina, fazendo com que o advogado possa focar naquilo que mais gera valor.
O melhor é que esses programas são ideais para escritórios de todos os tamanhos, e até mesmo para advogados autônomos. Em geral, existem opções de sistemas com planos para diferentes necessidades, o que faz com que caiba no orçamento e gere um bom custo-benefício.
Ter uma boa análise de dados
Outro elemento importante na advocacia do futuro é se basear em dados concretos para tomar as decisões. Por mais que o feeling ainda seja importante, ele não deve ser aquilo que decide se uma ação será tomada ou não.
O sentimento muitas vezes pode estar errado, e isso pode gerar resultados catastróficos. Em um ambiente cada vez mais competitivo e em que todos estão em busca de decisões sempre mais eficazes, esse erro pode custar muito caro.
Em vista disso, a análise de dados é tão importante e deve prezar pela qualidade da informação. Quanto mais bem informados os gestores estiverem, melhores tendem a ser as decisões que tomam para o futuro do escritório, seja a curto, médio ou longo prazo.
Novamente, os sistemas para advogados possibilitam isso. Essa oportunidade vem a partir da coleta de diversas métricas que podem ser facilmente analisadas. Assim, nas reuniões, será mais fácil determinar os caminhos a percorrer.
Investimento em marketing jurídico
O marketing também mudou. Isso é válido tanto para o ambiente do Direito e da advocacia quanto para o mundo de forma geral. Nesse cenário, para não ficar para trás, seu escritório deve igualmente saber se adaptar.
Hoje em dia, o marketing jurídico preza por novos valores e novas formas de execução. O boca a boca já não é mais importante como fora outrora. No lugar dele, cresce em importância o marketing digital.
Portanto, além de ter presença física, é necessário estar ciente de que é na internet onde a maior parte das coisas acontece. Pense na sua experiência pessoal para buscar qualquer produto ou serviço. Quantas vezes não recorreu a uma pesquisa em buscadores como o Google?
Pois bem, quem procura por advogados faz o mesmo. Dessa maneira, é imprescindível estar presente nesse ambiente. Entre as principais ações recomendadas, estão a de ter redes sociais ativas e um site responsivo.
Existem, ainda, outras formas de atuação nesse ambiente, de modo um pouco mais agressivo. Entre elas, estão a criação de um blog com conteúdos informativos sobre o Direito, o e-mail marketing, entre outros.
O principal é criar um planejamento eficaz também para o marketing, seguindo o orçamento estipulado pelos gestores. Além disso, vale a pena manter um acompanhamento constante das métricas, de modo a avaliar se está tendo o resultado esperado e em que é preciso evoluir.
Adaptação ao trabalho à distância
A pandemia de covid-19 catalisou uma tendência que já vinha crescendo também no Direito. A advocacia do futuro terá cada vez mais advogados que podem atuar de qualquer lugar e que ficam menos presos ao ambiente do escritório.
O principal elemento que permite isso é a chamada digitalização da advocacia. Atualmente, os arquivos e documentos não precisam ser guardados mais no ambiente físico. Modernizar seu ambiente de trabalho significa torná-los acessíveis digitalmente.
A partir do momento em que isso é feito, é possível acessar esses documentos de qualquer lugar e com muito mais facilidade. Sendo assim, os próprios programas para advogados têm opções que permitem acessos dessa forma.
Portanto, mesmo que o advogado estiver em casa, em um café com o cliente ou até mesmo no tribunal, pode acessar algum arquivo que precisa para a hora. Ou seja, é uma vantagem dos tempos atuais que não pode ser deixada de lado.
Saber utilizar novas ferramentas tecnológicas
As novas ferramentas do mundo digital são ótimas para proporcionar todas as vantagens da advocacia do futuro. Elas não somente permitem que o seu escritório se adapte como também potencializam os resultados dessa adaptação.
Para isso, o ideal é optar por um bom software jurídico. Estes programas têm diversas facilidades, as quais vão desde o gerenciamento de processos até o relacionamento com os clientes.
Além disso, eles permitem a captura automática de processos de tribunais e publicações nos diários de justiça. Assim, seus processos são automaticamente alimentados.
Outro fator que ajuda a manter os prazos e a agilizar o trabalho é a agenda jurídica corporativa. Desse modo, ela possui recursos avançados que permitem o controle integrado aos processos e publicações que mencionamos acima.
Até mesmo fatores mais administrativos são beneficiados. Então, um exemplo é a parte financeira, que conta com emissões padronizadas, maior controle sobre recebidos e pendências, entre outros fatores.
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